Os anos 90 estão em alta no cenário automotivo brasileiro. Nacionais populares são cada vez mais cobiçados entre entusiastas e colecionadores. Não seria diferente em relação a um importado, que traz a nostalgia à tona.
Pois bem, eis aqui um belo exemplo disso: o Alfa Romeo 155, sedan lançado em 1992 (e produzido até 1998) que, mesmo com um design de linhas retas e horizontais típicos de sua época, ainda assim consegue transmitir elegância e emoção, que praticamente são requisitos básicos dos carros da marca.
Diferente de muitos concorrentes da sua época, este tem o toque especial do cuore sportivo, herança do enorme e vitorioso legado em pistas deixado por seus antepassados.
A versão fotografada tem um motor transversal de 2.0 litros twin spark de 16 válvulas, 4 cilindros em linha, que gera 147 cavalos de potência e 18,9 kgfm de torque na tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas, que em conjunto com a suspensão de molas helicoidais e barra estabilizadora fazem uma ótima dinâmica para levar de 0 a 100 Km/h em 9 segundos, atingindo os 205 Km/h de velocidade máxima.
Além da motorização acima, o modelo 155 teve também as opções de 1.6, 1.7, 1.8, 1.8 com 16 válvulas, 2.0 e 2.0 Q4.
Mas, o cuore sportivo de fato deste modelo fica por conta de sua versão de pista, que fez história na categoria DTM (sigla em alemão para Deutsche Tourenwagen Meisterschaft), um dos mais aclamados campeonatos europeus do automobilismo, vencendo diversas corridas (incluindo também nos campeonatos britânico e italiano); quando, além do motor (um V6 de 2.5 litros que gerava cerca de 490 cavalos) e tração integral, ganhou um belo de um body kit, ficando pra lá de agressivo e com um detalhe icônico: seus quatro escapes virados para cima.
Voltando à realidade das ruas, seu interior tem destaque para o característico volante de madeira (assim como a manopla de câmbio), bancos em tecido, ótimo acabamento até nos mínimos detalhes, inclusive na cor da chave combinando perfeitamente com a pintura externa em vermelho metálico e as rodas aro 15 (pneus 205/50) com design marcante.
Ainda teríamos seu sucessor, o 156, e pouco tempo após findava-se a permanência da Alfa Romeo aqui no Brasil.
Paixão que nos deixou saudades, mas que é relembrada e vivida por peças históricas muito bem preservadas como esta, a qual conhecemos através dos nossos amigos da Old is Cool Motors, e pudemos perceber a forte nostalgia e personalidade desse importante personagem italiano do mundo automotivo.
Texto: Victor Dertassoli
Fotos: Maurício Garcia
Agradecimentos: Old Is Cool Motors