A Ford finalmente lançou seu primeiro carro 100% elétrico no mercado brasileiro, e se trata de nada menos que um Mustang, pelo menos no nome! O Ford Mustang Mach-E chega em versão única custando quase meio milhão de reais, mas tem desempenho de esportivo, além de um preço mais convidativo e a versatilidade que a versão cupê do Mustang não entrega.
Mustang Mach-E: elétrico esportivo
Vamos começar justamente pelo principal ponto do Mustang Mach-E, que é sua motorização. O SUV de cunho esportivo tem o título de primeiro modelo totalmente elétrico da Ford em toda América do Sul. São dois motores, um em cada eixo, que proporcionam 487 cv de potência e 87,7 kgfm.
Isso quer dizer que temos 4 cv e 31 kgfm a mais que o Ford Mustang Mach 1, que utiliza um propulsor 5.0 V8 aspirado. Com esses excelentes números, o Mach-E acelera de 0 a 100 km/h em somente 3,7 segundos, mesmo com seu peso definido em 2.281 kg.
A velocidade máxima é de 200 km/h, o que pode parecer pouco para um modelo esportivo. Todavia, certamente é excelente considerando se tratar de um modelo 100% movido a eletricidade, que costumam ter uma velocidade final reduzida para preservar a carga e a vida útil das baterias. Por ter um motor elétrico em cada eixo, a tração é integral do tipo AWD.
Para garantir uma melhor performance em conduções esportivas, a Ford equipou o SUV elétrico com amortecedores Magneride e freios de alta performance da Brembo. A suspensão dianteira traz o tradicional sistema independente do tipo McPherson, enquanto a traseira emprega a independente do tipo Multilink. Ainda segundo a marca, a distribuição de peso é de 50/50 entre os eixos dianteiro e traseiro.
O mais novo SUV da marca em nosso mercado conta com 3 diferentes modos de condução. O primeiro deles é o Engane, que traz uma condução convencional do dia a dia. Em seguida existe o Whisper, ideal para pisos escorregadios ou condições do gênero. Por último há o Unbridle, que entrega uma dirigibilidade mais esportiva. Esse último modo ainda tem a opção Extended, que mantém a condução mais agressiva, mas com otimização da bateria para melhor eficiência.
Bateria e autonomia
A bateria é do tipo Níquel-Manganês-Cobalto (NMC) com células de íons de lítio. Sua capacidade utilizável é de 91 kWh, ou seja, trata-se de uma grande capacidade de armazenamento. Ela é composta por 12 módulos, pesa 596 kg e tem proteção contra impactos e imersão na água, segundo a montadora.
Com esse conjunto o Mustang Mach-E entrega uma autonomia de até 541 km pelo ciclo europeu WLTP. Considerando o teste conservador do Inmetro, que aplica uma redução de 30% sobre os resultados obtidos no ciclo EPA, a autonomia declarada é de 379 km. Na prática, provavelmente os 400 km de autonomia serão ultrapassados facilmente, o que é uma distância considerável dentro desse segmento esportivo.
Tempo de recarga
A conexão do carregador do Mustang Mach-E é do tipo 2, garantindo utilização na maioria dos carregadores públicos espalhados pelo país. A capacidade máxima de carregamento em corrente alternada é de 11 kW, subindo para 150 kW em corrente contínua com carregadores CCS do tipo 2.
A montadora informou que o tempo de recarga completa (de 0 a 100%) fica em torno de 14 horas em um Wallbox de 7 kW, que é disponibilizado juntamente com o veículo. Em um Wallbox de 11 kW, a duração do carregamento completo cai para 11 horas, em média. Ainda é possível, em uma hipotética situação de emergência, carregar as baterias em uma tomada convencional, mas a Ford não informou o tempo nessa situação.
Dimensões
O primeiro elétrico da Ford no Brasil tem medidas generosas. De comprimento são 4.743 mm, enquanto a largura é de 1.930 mm com os retrovisores rebatidos ou 2.097 mm caso considere eles abertos. A altura fica em 1.613 mm, e o entre-eixos dispõe de generosos 2.984 mm.
Por ser elétrico, o Mustang Mach-E tem a vantagem de possuir um porta-malas dianteiro, que é conhecido com frunk. Ele conta com capacidade volumétrica de bons 139 litros. Já o tradicional porta-malas traseiro ainda suporta 402 litros. Contudo, a Ford não divulgou se a medida é calculada em VDA ou litros líquidos. O vão livre em relação ao solo é de bons 20 cm.
Equipamentos do Mustang Mach-E
Vendido no Brasil em sua versão de topo, a lista de equipamentos é bem recheada. Podemos destacar os seguintes itens: chave presencial com senha para abertura das portas, porta-malas com tampa elétrica, ar-condicionado digital dual-zone, câmeras 360°, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, painel de instrumentos totalmente digital de 10,2” e sistema de som Bang & Olufsen com 9 alto-falantes e 1 subwoofer.
Há ainda, rodas de liga-leve aro 20, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, teto panorâmico (fixo), iluminação ambiente em LED, banco do motorista e retrovisores elétricos com função de memória, revestimento interno em couro e tecido, estacionamento automático (Park Assist), faróis full LED com farol alto automático, lanternas traseiras full LED e central multimídia SYNC 4A vertical de 15,5” com sistema de conectividade inteligente FordPass.
Falando de segurança, existem 9 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina, 2 de joelho e 1 central entre os bancos dianteiros), assistente de permanência em faixa com centralização automática, sensores de ponto cego, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem autônoma, assistente de manobras evasivas e reconhecimento de placas de trânsito.
Preço e posicionamento de mercado
A Ford escolheu oferecer no Brasil somente a versão de topo no mercado estrangeiro. Ou seja, estamos falando da configuração GT Performance com a bateria mais ampla, de 91 kWh. Ela é oferecida por R$ 486.000 e não conta com nenhum opcional, já que até mesmo as cores são gratuitas.
Falando nelas, são oferecidas as seguintes: Cinza Torres, Azul Estoril, Vermelho Zadas, Preto Astúrias, Branco Space, Branco Nur e Azul Algarve. O SUV será oferecido em todas as 110 concessionárias da marca no Brasil, mas somente 50 delas serão especializadas na manutenção do modelo.
Em contrapartida, a Ford diz que o cliente pode entregar o carro em qualquer concessionária, considerando que a própria empresa mandará o veículo até uma unidade Ford especializada através de uma plataforma. E isso não acarretará em custos para o proprietário.
Com esse preço, temos uma vantagem de R$ 90.490 sobre os R$ 576.490 do Mustang Mach 1, ou seja, a versão cupê “tradicional” a combustão do esportivo. Apesar de não ter a mesma experiência esportiva e exclusividade do Mach 1, além do preço o Mach-E ganha vantagem na versatilidade, devido a ser um SUV espaçoso, mais confortável, mais alto e até mesmo mais equipado.
No mercado brasileiro atual, por posicionamento de preços ele acaba concorrendo com modelos de peso. Um grande exemplo é o BYD Tan EV, também totalmente elétrico, mas com mais refinamento, tamanho mais generoso, 7 lugares e também com um desempenho excelente. O único problema é que ele custa R$ 529.890, ou seja, R$ 43.890 a mais que o Mustang Mach-E.
O Volvo XC40 Ultimate P8 também pode entrar nessa briga, apesar de ser menor, ter uma lista de equipamentos menos sofisticada e contar com um desempenho um pouco inferior. Sua vantagem é custar R$ 86.050 a menos, partindo de R$ 399.950 nessa versão.
Na BMW, seu SUV elétrico é o iX, que conta com um refinamento até maior em comparação com o modelo da Ford. Contudo, seu preço inicial é muito mais alto, começando em R$ 699.950 (R$ 213.950 a mais que o Mustang Mach-E) na versão xDrive40.
Na Mercedes-Benz, quem se aproxima no quesito valor é o EQA 250, partindo dos R$ 480.900 (R$ 5.100 a menos). Porém, apesar da semelhança de valores, o alemão é posicionado em um segmento bem mais abaixo, tendo uma proposta totalmente diferente.
Dessa forma podemos perceber que o novo Ford Mustang Mach-E está muito bem posicionado no mercado brasileiro atual, inclusive em seu preço relativamente agradável. Trata-se de um ótimo custo-benefício dentro de seu segmento e proposta.
Garantia
A Ford oferece 3 anos de garantia sem limite de quilometragem para o seu SUV cupê elétrico, mas com um adicional muito importante. Durante esse período, independentemente da quilometragem do veículo, a montadora fornece revisões totalmente gratuitas ao cliente. No caso da parte elétrica do modelo, a garantia é de 8 anos ou 160.000 km.
Versões e preços do Ford Mustang Mach-E 2023
– GT Performance Electric AWD AT: R$ 486.000.
Matéria: Renan Melo.