O mercado de carros elétricos ainda é uma questão complicada, isso é verdade. Mas modelos chineses recém-apresentados estão revolucionando esse mundo eletrificado em nosso país, como o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. E entender o motivo disso é muito simples!
O efeito BYD Dolphin
O Dolphin poderia ser apenas mais um carro elétrico que seria raro de ver nas ruas brasileiras. Mas na verdade não foi isso que aconteceu. Ele foi lançado por aqui recentemente com uma proposta muito clara: a relação entre custo e benefício.
A BYD cobra atuais R$ 149.800 por ele, e isso já o coloca na briga com outros elétricos “acessíveis” de nosso mercado, a exemplo de Renault Kwid E-Tech, CAOA Chery iCar e JAC E-JS1. E por incrível que pareça, essas marcas abaixaram o preço de seus carros (com exceção da Renault) por culpa do Dolphin.
A grande questão é que o modelo elétrico da BYD tem um porte bem generoso considerando o seu preço, principalmente no entre-eixos de 2,70 m. Isso já o coloca em grande vantagem perto dos rivais. E a lista de equipamentos complementa isso, sendo um modelo geralmente muito mais completo que os outros da mesma faixa de preço.
Outro ponto de destaque do elétrico chinês é o refinamento geral na construção de seu projeto. O acabamento, por exemplo, fica páreo com o do “irmão” Yuan Plus, que custa cerca de R$ 120.000 a mais que o Dolphin. A dirigibilidade também recebe elogios perante a concorrência.
Com um custo-benefício excelente (considerando ser um elétrico), o BYD Dolphin despertou uma rápida resposta das rivais JAC e CAOA Chery. O Kwid E-Tech ainda mantém os R$ 149.990, mas o E-JS1, que até então era o carro elétrico 0km mais em conta do país, caiu de R$ 145.900 para R$ 139.900.
No caso do iCar a redução foi ainda maior: de R$ 149.990 para R$ 119.990. São R$ 20.000 a menos, fazendo com que ele agora seja o modelo 100% elétrico mais acessível de todo o nosso país.
Por que os chineses estão criando uma revolução?
Montadoras de origem chinesa recém-chegadas ao Brasil estão atuando com fortes estratégias de posicionamento em nosso mercado. Neste caso não se trata apenas do preço competitivo, mas também de produtos que atendam bem à demanda do consumidor brasileiro.
A BYD, por exemplo, já fabrica baterias e ônibus elétricos em solo brasileiro desde 2015, mas entrou no mercado de carros de passeio somente em abril do ano passado (2022). Os primeiros modelos a serem oferecidos foram os 100% elétricos Han e Tan. Um sedan e um SUV, respectivamente.
Ambos são ofertados acima de meio milhão de reais, mas por incrível que pareça, eles também possuem um bom custo-benefício em relação a outros rivais de marcas premium, que são muito mais caros.
Posteriormente a Build Your Dreams (BYD) lançou o Song Plus híbrido plug-in e o elétrico Yuan Plus. Os dois SUVs também possuem um preço muito competitivo no mercado, hoje tabelado em R$ 269.990 para ambos.
Outra marca que está se destacando bastante é a GWM, que significa Great Wall Motors. Até o momento ela só tem um modelo à venda no Brasil, que é o SUV Haval H6. Ele está disponível em versão híbrida convencional ou híbrida plug-in.
Apesar disso, o modelo tem conquistado um público muito bom levando em conta a sua categoria. Recentemente, em número de vendas ele ultrapassou até mesmo as versões híbridas do Toyota Corolla Cross, se tornando o carro híbrido mais vendido por aqui.
E seu sucesso também se constitui em um pilar principal: a relação entre custo e benefício. Além de ser um bom produto, um dos pontos mais importantes para um carro vendido no mercado brasileiro é justamente o preço competitivo. Ele parte de R$ 214.000.
BYD Dolphin e GWM Ora 03
Como dissemos anteriormente, o BYD Dolphin está causando uma grande mudança no mercado brasileiro de modelos totalmente elétricos. Mas ele não ficará sozinho por muito tempo, já que a GWM está preparando o seu segundo lançamento por aqui.
Estamos nos referindo ao Ora 03, que foi brevemente apresentado, mas ainda não possui um preço final determinado (será divulgado em agosto). A GWM declarou que ele será posicionado entre R$ 150.000 e R$ 200.000, vendido em duas versões.
O elétrico será ainda maior que o BYD Dolphin, e por isso dificilmente terá o mesmo preço de R$ 149.800. Podemos imaginar que a primeira versão comece na casa dos R$ 160.000, com a GT, de cunho mais esportivo, alcançando os R$ 180.000.
O GWM Ora 03 terá sempre um motor de 171 cv e 25,5 kgfm, com baterias que variam de 48 kWh até 63 kWh, no caso da versão GT. Enquanto isso, o BYD Dolphin tem motor de 95 cv e 18,3 kgfm. Apesar da grande diferença entre eles, ambos ficam muito acima dos concorrentes de mesma faixa de preço.
Renault Kwid E-Tech, JAC E-JS1 e CAOA Chery iCar, por exemplo, possuem motores com números na casa de 60 cv e 15 kgfm. Esses modelos também possuem uma autonomia muito menor em comparação com o Dolphin, que atinge até 291 km. O Ora 03 ainda está em processo de homologação com o Inmetro.
O que esperar?
Seguindo a mesma estratégia de ótimo custo-benefício do Dolphin, o Great Wall Motors Ora 03 deve fazer um sucesso muito parecido, ou quem sabe maior. A alta procura desses modelos automaticamente ocasiona na menor procura dos concorrentes.
A boa noticia é que dessa forma, faz com que as outras marcas diminuam os preços de seus carros totalmente elétricos, causando uma revolução nesse nicho do mercado automotivo brasileiro. Assim podemos esperar preços cada vez menores no mundo dos carros eletrificados.
Texto: Renan Melo.