O Volvo EX30 acaba de ter sua pré-venda iniciada no mercado brasileiro com valor inicial de R$ 219.950. Chegando para ser o SUV de entrada da marca no Brasil, o modelo tem preço condizente com SUVs médios, a exemplo de Jeep Compass, Volkswagen Taos e Peugeot 3008.
A Volvo já atingiu o sucesso com as boas vendas do XC40, que desde o início de 2022 possui apenas versões totalmente elétricas. Porém, embora ele já tenha um bom custo-benefício, o Volvo EX30 agora chega para ocupar uma lacuna ainda mais acessível, prometendo dobrar os números de vendas da marca na América Latina.
Ainda mais compacto
O Volvo EX30 é o menor SUV já produzido pela marca, embora isso não signifique que ele seja extremamente pequeno. Em relação ao XC40, as medidas são um pouco mais modestas. O comprimento alcança 4.233 mm, 20,7 cm a menos que o irmão maior (4.440 mm).
A largura é de 1.836 mm (1.863 mm no XC40), enquanto a altura fica definida em 1.549 mm, ou seja, ele é 9,8 cm mais baixo que o XC40 elétrico. Já o entre-eixos do EX30 é de 2.650 mm, como em um Volkswagen T-Cross, por exemplo. Quando comparado com o irmão mais caro, a diferença é de 5,2 cm (2.702 mm no XC40). O porta-malas possui 400 litros.
Volvo EX30: design de elétrico
Em geral o Volvo EX30 utiliza um visual bem limpo, mas sem tirar aquela sensação de modernidade. A dianteira emprega os famosos faróis no formato martelo de Thor, mas agora com novos detalhes. A grade dianteira é inexistente, visto que um modelo totalmente elétrico necessita de menos entrada de ar em relação a um carro a combustão.
O para-choque frontal recebe linhas ligeiramente mais agressivas, mas sem exageros. Na lateral destacam-se as rodas de liga-leve com acabamento diamantado. Elas possuem diferentes tamanhos de acordo com a versão do SUV, variando entre 18, 19 ou 20 polegadas.
Olhando o Volvo EX30 de lado, também podemos notar linhas mais retas, com exceção da curvatura no capô e no vidro das portas traseiras. Falando em traseira, por lá o visual também traz a já conhecida identidade da marca de origem sueca.
As lanternas são prolongadas verticalmente ao lado da tampa do porta-malas, essa que é bem limpa e possui apenas um elemento de duas vias em black piano para interligar as lanternas. O para-choque traz um pouco mais de esportividade devido aos “dois andares”, mas novamente sem linhas exageradas.
Interior minimalista até demais
Nós sabemos muito bem que a Volvo gosta de interiores mais minimalistas, pois isso já fica bem evidente nos SUVs XC40, XC60 e XC90. Contudo, o EX30 vai mais além e consegue ter um visual ainda mais clean. Há quem goste, mas o problema é que até o painel de instrumentos foi eliminado, concentrando as principais informações no topo da central multimídia, que tem tela de 12,3”.
O comprador pode escolher entre quatro revestimentos para o interior (Breeze, Mist, Pine e Indigo), sendo dois com tons mais claros e dois mais escuros. Todos eles possuem materiais reciclados, como jeans, linho e lã. De acordo com a marca, o Volvo EX30 tem a menor pegada de carbono entre seus carros, trazendo cerca de 25% dos alumínios e 17% do aço recicláveis.
Mesmo motor, baterias diferentes
Como já era de se esperar, o conjunto mecânico é muito agradável no novo Volvo EX30. A motorização somente traseira é a mesma para qualquer versão, entregando uma potência máxima de 276 cv (272 hp) e torque máximo de 35 kgfm. A potência é maior que os 238 cv (175 kW) do XC40 P6, que também tem somente um motor elétrico. Porém, o torque ainda é menor que os 42,8 kgfm do irmão.
A única diferença mecânica entre as versões do novo SUV elétrico fica por conta das baterias. Na configuração mais básica há uma bateria LFP (Lítio-Ferro-Fosfato) de 51 kWh de capacidade, fornecendo uma autonomia de até 344 km segundo o ciclo europeu WLTP.
As outras três opções da gama atual contemplam uma bateria de NMC (Lítio-Manganês-Cobalto) com 69 kWh, aumentando a autonomia para até 476 km (WLTP). A velocidade máxima de carregamento é de 153 kW, garantindo que nessa potência a bateria vá de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.
Desempenho de um Volvo elétrico
Os números de desempenho são condizentes com um carro esportivo, assim como os outros modelos elétricos que a marca possui, a exemplo do próprio XC40. O Volvo EX30 acelera de 0 a 100 km/h em somente 5,7s na configuração com bateria menor. Já com a bateria mais ampla, o número é ainda mais baixo: 5,3s. A velocidade máxima é sempre limitada eletronicamente em 180 km/h.
Equipamentos do Volvo EX30
A versão de entrada, chamada de Core, possui os seguintes itens de série: sistema de som com soundbar, 6 airbags, central multimídia de 12,3” com conexão sem fio para o Apple CarPlay, 2 USB do tipo C, abertura das portas com tecnologia NFC, assistente de partida em rampas, piloto automático adaptativo, assistente de descida, câmera de ré, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, alerta de saída de faixa com correção automática, sensores crepuscular e de chuva, ar-condicionado digital, retrovisores elétricos com desembaçador, sensor de fadiga avançado, faróis full LED com farol alto automático, rodas de liga-leve aro 18, sensor de pressão dos pneus e pacote de assistências a condução (Pilot Assist).
Na configuração intermediária, Plus, são adicionados os seguintes itens: 2 USB do tipo C para os bancos traseiros, carregador de celular por indução, sistema de som Harman/Kardon com 9 alto-falantes e potência de 1.040W, assistente de estacionamento frontal e traseiro, ar-condicionado digital dual-zone, retrovisores externos e internos eletrocrômicos, iluminação ambiente, abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas e rodas de liga-leve aro 19.
Por último mas não menos importante, há a versão Ultra, que ainda acrescenta bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmeras 360° com projeção 3D, Park Assist (estacionamento automático), teto panorâmico fixo, retrovisores com memória de posição e rodas de liga-leve aro 20.
Preço e pré-venda
Embora chegue definitivamente ao nosso mercado somente em 2024, o Volvo EX30 já está disponível no regime de pré-venda. Ele é ofertado nas cores Onyx Black, Moss Yellow, Cloud Blue, Cristal White e Vapour Grey. Quem garantir a compra do modelo elétrico agora ganhará de brinde um Wallbox (carregador de parede) com potência de 7,4 kW.
O destaque é seu preço inicial muito próximo de outros SUVs médios em suas versões mais caras, como Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. O EX30 mais caro ainda consegue ter praticamente o mesmo valor do Peugeot 3008 GT (R$ 279.990).
Versões e preços do Volvo EX30 2024
– Core (51 kWh): R$ 219.950.
– Core Extended Range (69 kWh): R$ 239.950.
– Plus Extended Range (69 kWh): R$ 264.950.
– Ultra Extended Range (69 kWh): R$ 279.950.
Texto: Renan Melo.