Da forma icônica e atemporal do 911 ou até mesmo à fama da Cayenne nesses últimos anos, a Porsche tem uma identidade visual muito sólida, que é referência dentro e fora do universo automotivo. Poucas linhas e muitos predicados do design que com pouco diz muito, ainda assim toda fabricante ousa criar e arriscar.
E seguindo a base da segunda geração do Boxster, surge no final de 2005 uma versão com capota rígida: nasce então, o Cayman.
Ao contrário do seu irmão maior e mais velho, o 911, no qual a coluna C finaliza na traseira, no Cayman ela encerra um pouco antes, mantendo a traseira típica dos modelos Boxster, porém com um visual inusitado e muito bem torneado.
Fomos até a Old is Cool Motors, especialistas em brinquedos na escala 1:1 para conhecer um alemão baixinho, amarelo e nervoso.
No melhor estilo Porsche de ser, o clássico motor boxer central de 3.4 litros, que gera 291 cavalos de potência e 34,7 Kgfm de torque encontrou neste automóvel uma enxuta volumetria, de 4,34 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e apenas 1,30 metro de altura; tudo isso para distribuir seus 1415 Kg.
Esse exemplar do Cayman, ano 2006, traz, além do ‘’S’’, outras peculiaridades que o tornam bem distinto: rodas especiais aro 19, adesivo nas laterais com a escrita ‘’Cayman S’’, lembrando a tipografia dos clássicos e coloridos ‘’Carrera’’ e o câmbio manual de 6 marchas, que é motivo de muita alegria, ainda mais na escassez de três pedais que assola tragicamente o cenário dos esportivos.
Em apenas 5,4 segundos é possível ir de 0 a 100 Km/h nesse coupé com baixo centro de gravidade e uma ótima relação peso/potência, que é em torno de 4,8 Kg por cavalo de potência.
Conquistou seu espaço dentro da marca, sendo produzido até hoje, agora chamando-se 718, número precedido do nome, que também serve ao irmão Boxster.
Ainda que não o maior astro da família, o Cayman S cativa por sua personalidade distinta e em ser o resumo de uma ótima e precisa dinâmica nesse divertidíssimo brinquedo de quatro rodas.
Texto: Victor Dertassoli
Fotos: Maurício Garcia
Agradecimentos: Old Is Cool Motors.