Renault Kardian chega com projeto europeu para brigar com Pulse

Produzido no Brasil, o Renault Kardian promete uma revolução da marca.

Pode começar a dar adeus à Dacia. Quase todos os modelos da Renault vendidos no Brasil são baseados nos carros da sua divisão romena de baixo custo. Mas isso está mudando, e o Renault Kardian marcará essa grande transição. O SUV compacto será produzido em nosso país e chega para brigar diretamente com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.

Projeto europeu

O projeto do Kardian é diretamente derivado da versão europeia do novo Dacia Sandero. Isso significa que ele não tem nada a ver com o projeto do Renault Sandero atual, que carrega todo o DNA da Dacia.

A plataforma utilizada é a CMF-B, totalmente nova e modular. Ela dará origem a 8 modelos da marca até 2027, e por aqui o Renault Kardian será o primeiro deles. Isso quer dizer que não há muitas semelhanças com os carros da montadora francesa vendidos aqui no Brasil atualmente. É de fato uma nova fase da Renault.

Vale ressaltar que o Kardian deverá ser oferecido inicialmente na América Latina, em seguida sendo vendido também em outros países fora da Europa. A produção começa em Curitiba, no Paraná, e depois será montado também na fábrica de Casablanca, no Marrocos.

Design do Renault Kardian

Já pelo design podemos notar uma nova escola quando comparado aos carros atuais da Renault em nosso mercado. Certamente uma das coisas que mais chamam atenção (além do laranja de lançamento) é o novo logotipo da empresa.

Contudo, isso não é exatamente uma novidade para nós, pois vimos o logo atualizado no elétrico Megane E-Tech, lançado há pouco tempo no Brasil. Na dianteira podemos ver uma nova assinatura luminosa e um conjunto óptico divido em três andares (tudo em LED), assim como dita a tendência mundial.

Na lateral, destacam-se as rodas de liga-leve aro 17, ao menos na versão especial de lançamento, chamada de Premiere Edition. Já na traseira, a tampa do porta-malas ostenta vários vincos marcantes e também o novo logo. As lanternas, embora aparentem, infelizmente não são de LED.

Renault Kardian Premiere Edition [divulgação]
Renault Kardian Premiere Edition [divulgação]

O Renault Kardian conta também com barras de teto modulares. Isso quer dizer que com o auxílio de uma ferramenta específica, é possível colocá-las no modo transversal, diferente do padrão longitudinal. Elas possuem uma capacidade de carga de 80 kg, que é um número muito bom.

Interior novo

O interior também é inédito no Brasil, mas já se aproxima bem mais do que conhecemos da Renault. O volante, por exemplo, é basicamente o mesmo de outros modelos, mas com o novo logotipo da marca. Os bancos são sempre em tecido, mas possuem um acabamento em laranja na versão Premiere Edition, especial de lançamento.

Renault Kardian Premiere Edition [divulgação]
Renault Kardian Premiere Edition [divulgação]

Motorização

O motor é novo e desenvolvido totalmente no Brasil. Estamos falando de um 1.0 turbo flex com potência máxima de 125 cv e torque máximo de 22,4 kgfm. Dessa forma ele se torna o SUV 1.0 turbo com maior torque. Vale lembrar também que a injeção é direta.

Ao contrário do motor 1.3 TCE de Duster, Captur e Oroch, esse novo propulsor não será aliado ao câmbio CVT de 8 marchas simuladas. A escolha da marca para o Renault Kardian foi uma transmissão automatizada de dupla embreagem (banhada a óleo) com 6 marchas. Ela é desenvolvida na China pela Magna.

Dimensões

Se você está se perguntando sobre o porte do Renault Kardian, saiba que ele está bem próximo de um Fiat Pulse, apesar de algumas diferenças. De comprimento são 4.119 mm, enquanto a largura fica em 1.773 mm (2.025 mm com retrovisores) e a altura é definida em 1.544 mm (1.595 mm com barras de teto).

Para comparação, o modelo da Fiat tem 4.099 mm, 1.774 mm e 1.577 mm, respectivamente. O francês conta com 2.604 mm de distância entre os eixos, o que se trata de uma medida bem generosa em seu segmento. No Pulse são apenas 2.532 mm. Já o porta-malas oferece 358 litros no sistema de medição VDA.

Renault Kardian Premiere Edition [divulgação]

O ângulo de entrada tem 20°, ou seja, um número mediano. Já o ângulo de saída é elogiável, com seus 36°. O vão livre em relação ao solo é outro ponto de destaque, já que ele conta com bons 20,9 cm. Isso ajuda muito na superação de obstáculos no dia a dia.

Equipamentos

Ao menos na versão mais cara, podemos ver que o novo SUV compacto da Renault será bem equipado. A montadora destacou itens como carregador de celular por indução, manopla de transmissão e-shifter (joystick), freio de estacionamento eletrônico, painel de instrumentos totalmente digital de 7”, iluminação ambiente nas portas dianteiras, central multimídia de 8” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e 3 modos de condução (Eco, Sport e MySense).

Renault Kardian Premiere Edition [divulgação]

Ainda podemos citar os 6 airbags, alerta de ponto cego (funciona entre 30 e 140 km/h), câmeras 360°, faróis de neblina em LED com luz de conversão estática, piloto automático adaptativo (a partir de 30 km/h) com limitador de velocidade, frenagem automática de emergência, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, sistema start-stop, faróis full LED, apoio de braço dianteiro, 4 entradas USB (2 dianteiras e 2 traseiras), ar-condicionado digital e paddle shifts no volante.

Preço e lançamento

Assim como mais informações técnicas, infelizmente os preços ainda não foram divulgados, já que o lançamento oficial do Kardian deve acontecer somente em janeiro, com início das vendas em março de 2024. Mas, devido ao posicionamento de categoria, podemos esperar valores próximos a um Fiat Pulse ou Volkswagen Nivus.

Dessa forma, não seria uma surpresa se o Renault Kardian fosse lançado partindo de R$ 115.000 e alcançando mais ou menos R$ 135.000 na versão de topo. Segundo a Renault, ele será oferecido nas cores Branco Glacier, Cinza Étoile, Preto Nacré, Cinza Cassiopée e Laranja Energie.

Matéria: Renan Melo.

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