A marca de Wolfsburg leva a sério o conceito ‘’menos é mais’’ para o design de seus carros e na década de 90, mesmo arredondando as linhas retas e formatos quadrados característicos de seu DNA, manteve muito de sua essência.
Diferente do que a Volkswagen até então fazia por aqui no Brasil, com os motores traseiros refrigerados a ar da Kombi, Variant, Fusca…essa primeira geração do Passat, que foi lançado em 1973 (geração B1) tinha como base o Audi 80 e deu as caras por aqui em 1974, trazendo motor dianteiro com refrigeração a água. E isso teve impacto positivo no mercado de vendas, expandindo possibilidades para a marca, que viu nesse novo projeto as chances de fazer sucesso com outra concepção.
Chegam os anos 90 e com ele a quarta geração do Passat, que temos o prazer de apreciar nas fotos e notar que é uma conjuntura de obra que vai muito além do que nossos olhos podem ver.

Tudo estaria tranquilo e rotineiro no sedan familiar, mas duas letras e um número na grade dianteira não deixaram isso quieto. Sim, VR6 é o nome.
Essa singela sigla resume um famoso e potente motor que abriga o cofre de alguns felizardos modelos da Volkswagen (pois inicialmente, veio na versão 2.0) e enche seus proprietários de orgulho, afinal um 0 a 100 Km/h em 8,7 segundos era algo muito bom para sua época.
O responsável por isso é um motor dianteiro de 2.8 litros com 6 cilindros, que gera 174 cavalos de potência e 23,9 Kgfm de torque.

Um motor muito linear, com torque constante, sempre que se precisar e num acerto perfeito com a carroceria e suspensão dianteira independente McPherson e traseira independente multibraço traduzem (ainda que ele pese 1325 Kg) em uma ótima dinâmica, com esportividade, ótima posição de dirigir e ainda assim sem abrir mão do conforto e itens de série, normal para um carro de seu segmento.

Esse exemplar da versão Exclusiv recebeu fino trato e pneus Neova, adicionais que o tornam ainda mais responsivo e divertido ao volante.
Cheiro e acabamento típico dos anos 90, a nostalgia toma conta a bordo de um carro que possui teto solar, ar-condicionado gelando, bancos de couro e comandos eletrônicos, que são ideais para u m conforto na medida certa.
Se pensava que era só um sedan com desenho sóbrio passeando desapercebido e tranquilo pelas ruas e estradas nos finais de semana, engano seu. Porque além de elegância, tem motor e atitude de sobra para assustar desavisados.

Texto: Victor Dertassoli
Fotos: Maurício Garcia
Agradecimentos: Old is Cool Motors, Gabriel













