O carismático francês de olhinhos redondos projetado pelo renomado designer Patrick Le Quément sempre teve seus admiradores, não somente pelo design curioso, mas também por sua boa reputação no uso rotineiro, sendo reconhecido como um ótimo custo-benefício e projeto.
Foi vendido no Brasil de 1993 a 2001 e, além do convencional, ele chega em dose dupla, repleto de histórias e mudanças.
Tedy & Quintano
Acostumado desde criança a acompanhar o pai em algumas de suas jornadas, pois tinha um guincho, e a fuçar enquanto ocorriam as manutenções do devido caminhão, Vitor Quintano deixava claro sua curiosidade em mecânica, que o levou desde 11 anos trás até então a trabalhar com mecânica.
Na procura por um carro, seu antigo patrão lhe ofereceu um avariado Twingo, da filha dele. Com dificuldades na negociação, eis que aparece um outro exemplar, abandonado próximo à sua casa. Conversa daqui, negocia dali, e pronto! O Twingo 1995 completo (ar-condicionado, retrovisores, vidros e travas elétricas) era dele!
Fez algumas manutenções para conseguir rodar com o pequeno e daí se iniciava toda uma nova vida a bordo do inusitado e famoso modelo da Renault.
Junto com um colega, montaram um canal de vídeos na internet, que o tornou famoso no cenário. Ao fim da parceria, ele decidiu montar o próprio canal, chamado ‘’Oficina do Quintano’’ e começou a divulgar as manutenções e a rotina junto com o Twingo, conquistando cada vez mais adeptos e seguidores deste modelo.
O pequeno Tedy de 3,43 metros tem muitas modificações: o original motor C3G 1.2 monoponto de 55 cavalos deu lugar ao D7F, que também é 1.2, mas é multiponto e rende 62 cavalos de potência. Ainda em projeto, seu cofre será todo ‘’limpo’’. Com a embreagem da Displatech, alongou a quinta marcha, que pode ser ouvida em alto e bom som com seu escape de 8 polegadas.
Seu interior foi todo pintado de preto, perdeu os bancos traseiros, mas ganhou bancos dianteiros elétricos da BMW. O volante é Lotse Dakar e a manopla é uma Lotse Interlagos. Curiosidade: ao comprar o Twingo, Quintano encontrou um pequeno chaveiro de ursinho no cinzeiro do carro e, seguindo a tradição de nomear os carros da família, o pequeno mascote inspirou seu o nome: Tedy.
As rodas são Work Meister 15/9 com pneus 185/45 R15, juntamente a suspensão fixa e com os fenders universais nas laterais, o pequeno ganhou ares mais agressivos, nessa perfeita combinação entre o verde e o preto.
E completando, seu carismático ‘’rosto’’ ganhou para-choques do Twingo fase 2 (o dele é fase 1) e faróis personalizados, com lente lisa e projetor, feitos artesanalmente pelo próprio dono, com a ajuda de um amigo.
Futuramente, será turbinado e ainda vai ganhar suspensão a ar, cambagem negativa na traseira e um aerofólio daqueles. Sem dúvida alguma o carro mais customizado que já apareceu aqui no Alma.
Mas essa dupla não está sozinha…
Elmo & Ana
O ‘’engraçadinho que ninguém queria’’ sempre despertou a atenção de Ana, que viu no Twingo a chance de concretizar, segundo ela mesma, seu espírito de ‘’lasanheira’’.
Morou fora do Brasil durante quatro anos, quando então seu passatempo era assistir ao canal do Quintano, pois à época ele já divulgava seus vídeos com os Twingos.
Retornando para o tupiniquim, ela manteve firme a idéia de ter um Twingo (de preferência roxo).
E na empreitada em encontrar um para chamar de seu, ela enviou mensagem ao Vitor, para que ele fizesse avaliações a fim de achar um Twingo em bom estado. Para sua surpresa, ele prontamente respondeu. Daí em diante foram longas conversas e procuras pelo exemplar ideal.
Eis que o amigo do Quintano estava vendendo um exemplar vermelho, ano 1999, e eles foram juntos ver o carro, e quando se deparou com o mesmo, seu coração bateu forte. Era ele o Twingo (versão Pack) a ser escolhido. Cerca de quinze dias para burocracias e documentações e finalmente conseguiu pegar o carro, indo acompanhada da mãe, que sempre a apoiou.
E desde então Ana e Vitor se falaram cada vez mais, o que no começo pareceu estranho, mas logo mostrou a forte conexão que tiveram um pelo outro, desde o início.
Lembrando muito seu querido personagem do Vila Sésamo, ganhou o carinhoso nome de Elmo, o qual tem as seguintes modificações: pintura nova, aerofólio do Corsa Wind e lanternas pintadas de fumê, suspensão fixa e rodas JNC 010 que calçam pneus 165/50 R15.
Para um hatchback, ter 2,34 metros de entre-eixos, nesse caso, proporciona um interior bem espaçoso, que aqui é quase todo original.
Os planos futuros para ele são: suspensão a ar, troca dos bancos, volante e manopla de acrílico, a instalação de um aerofólio gigante, de fibra de vidro na cor preta, escape de cano reto com ponteira de coração, saias laterais e front lip, a adaptação de uma direção elétrica (original do modelo) e, não menos importante, um turbo.
Incrível mesmo é vivenciar essas histórias de amor que, não somente pelos Twingos em si, uniram este casal, que ainda terá muita estrada pela frente a bordo desses dois carismáticos seres de quatro rodas.
Muito mais do que dois Twingos, e sim verdadeiros cupidos com Alma Automotiva.
Texto: Victor Dertassoli
Fotos: Maurício Garcia