O sonho azul

Doadores, (muita) paciência e uma S2 exclusiva

Já acostumado com as quatro argolas, Marcos Souza teve muito trabalho na modificação de uma Audi 80 vermelha para uma S2. Seu filho Tola, também habituado com modelos da marca, incentivou-o em concretizar seu sonho de ter uma Audi de 5 cilindros. E então, um amigo seu, da Bahia, queria presentear o filho, e nisso foi-se a 80 para o Nordeste e veio a S2.

Mesmo precisando de muito carinho e atenção, com a ajuda de seu filho Tola, iniciaram a saga em família para retornar a S2 aos seus dias de glória.

Foto: Maurício Garcia

A cor preta deu lugar a um mesmo tom de azul de quando foi lançada, que nunca veio para o Brasil. Sendo assim, é o único exemplar de S2 nessa cor. Pronto! Cor escolhida, era hora de desmontar o carro, o que custou duas vagas (e muita paciência de sua esposa), uma para a Audi e outra para as peças da mesma.

Nisso, o motor foi tirado para uma revisão total, pois mesmo já tendo vindo forjado, estava parado há muito tempo. Seu filho revisou tudo e começou então a montagem e pintura dos periféricos, pintando e limpando o que fosse necessário. O cofre foi pintado de preto e a tampa do cabeçote de vermelho. As tampas das bobinas, do R8, foram abertas para dar uma aparência diferenciada e melhorar o resfriamento delas.

Foto: Gabriel Guedes

A turbina foi trocada por uma ZR, foram colocados bicos Dalton 100, o radiador foi refeito para um de maior capacidade (pois o original poderia não suportar a linha de combustível, feita pelo próprio Marcos), feito de um catch tank de 4 litros com duas bombas Dynamicas Full 15 bar cada. Foram trocados os lubrificantes do câmbio e do diferencial.

Problemas com a pintura, a S2 foi para outro local e teve sua pintura refeita. Após essa etapa, foi feito todo o acabamento interno, colocação de manta em todo o carro (inclusive nas portas, trocado todo o tratamento acústico) e feita a lavagem (em casa) do carpete.

Foto: Gabriel Guedes

Com muitas partes de acabamento em falta, começa a caçada por um doador. O destino quis que seu filho encontrasse um especial, pois ela tinha até os bancos de RS2! A emoção foi tanta, que o impulsionou a fazer todo o interior de couro.

Após mais de um ano e meio de projeto, ele estava indeciso quanto às rodas. Comprou as Avus R18 e pneus novos, mas não ficou satisfeito. Segundo ele, ‘’projeto é sorte’’, e nisso surgiu a oportunidade das rodas CUP 1, da RS2; e então seu sonho foi tomando forma.

Foto: Gabriel Guedes

Além disso, foram acrescentados: aerofólio, lanterna traseira inteiriça, capas de farol-de-milha Hella. Com exceção dos para-choques, sua S2 tem tudo de uma RS2 (coletor, bancos, rodas, motor, aerofólio).

Essa S2 tem um motor 2.2 litros de 20 válvulas com 5 cilindros em linha, turbo e overboost, (com 230 cavalos de potência originais, que agora são em cerca de 400), tração permanente nas 4 rodas (receita de sucesso da Audi nas provas de rally) e câmbio manual de 6 velocidades. Não bastasse tanta robustez em um conjunto motriz, ela ainda tem bielas forjadas SPA, pistões Iapel, Fuel Tech 500 e escapamento de 3 polegadas feito de aço inox, do começo ao fim. O resultado é essa obra de arte das fotos, que com o apoio de filho e esposa tornou o processo muito mais divertido.

Texto: Victor Dertassoli

Fotos: Gabriel Guedes e Maurício Garcia

Deixe um comentário