Ícone versão 996

Novos Olhares Sobre a Água

Uma marca com um enorme legado dentro e fora das pistas, fez várias combinações de grande êxito em um só automóvel. Seja pela engenharia de construção, pela posição de dirigir, pela concepção e posição do motor, pela suspensão ou, não menos importante, pelo design.

E justamente a respeito deste último quesito temos um dos maiores exemplos do bom design, que vai além do mundo automotivo, sendo considerado, inclusive, uma obra de arte, um ícone.

Superfícies arredondadas que fazem transições sinuosas entre dianteira e lateral, lateral e traseira, traseira e teto…por qualquer ângulo de visão é possível notar o quão equilibrado e singular é o design de um Porsche.

Foto: Maurício Garcia

As linhas de junção entre as partes e peças tem as medidas e posições meticulosamente feitas, e se encaixam com uma harmonia quase sem igual. Menos é mais.

A perfeita combinação entre forma e função, um dos maiores pilares do bom (e verdadeiro) design, pode ser visto em diversos aspectos do 911, a exemplo de sua vista lateral (side view), onde percebe-se que o ar vindo da dianteira percorre todo o teto e, através das entradas de ar, vai para dentro do cofre do motor, refrigerando-o. Aerodinâmica com estética simples e função essencial. Temos então, os famosos motores air cooled.

Foto: Maurício Garcia

O DNA da Porsche é tão forte que, comparando as vistas laterais de todas as gerações do 911, notamos que apesar das alterações nas medidas (comprimento de 4,16 metros na primeira geração para 4,43 metros nesta geração das fotos), assim como detalhes acrescentados/ modificados ao longo dos modelos, as principais linhas de caráter permaneceram quase que intactas; algo atemporal.

No entanto, toda ruptura gera críticas. E o simples ‘’ato’’ de mudar o formato dos faróis foi o suficiente para isso.

A quinta geração do 911, nomeada de 996, foi introduzida no mercado em 1997, e ficou famosa pelo fato de que os clássicos faróis redondos ganharam um formato ovalado e foram integrados diretamente à tampa do porta-malas, assim como as entradas de ar dianteiras ficaram divididas em três partes.

Ovo frito, patinho feio e outros apelidos dados ao modelo por conta deste aspecto de certo causaram polêmica entre os entusiastas e proprietários dos modelos da marca.

Afinal, mudar e evoluir o que já é bom não é tarefa fácil e requer cautela, ainda mais quando se trata de um Porsche. A tendência do momento foi essa, e isso tem sua graça.

Foto: Maurício Garcia

Nosso ‘’polêmico’’ exemplar é um 996 do ano 2004.

Sua distância entre-eixos aumentou pela segunda vez na história do modelo, acrescentado em 80 mm, enquanto a largura aumentou em 30 mm. Isso teve fundamental importância para o espaço interno e ergonomia.

Sua traseira se alarga sinuosamente nas caixas de roda, para acomodar os pneus (os dianteiros são 225/40 R18) 295/30 R18, criando assim outra forte característica do design de um 911. As lanternas traseiras se unem através de uma peça inteiriça da mesma cor. Uma linearidade muito harmônica. O aerofólio é retrátil, e tem proporcionais frisos que acompanham o desenho da tampa do motor.

E nesta parte, há outra ruptura em relação aos antecessores: o 996 é o primeiro modelo da marca com motor refrigerado a água; pois, na época, a Porsche precisou se adequar aos regulamentos de emissões de gases, e tal inovação foi essencial para as futuras gerações do modelo.

Seu aspirado motor de 3.6 litros com 6 cilindros (o clássico flat-six) e 24 válvulas gera 320 cavalos de potência e os 37,7 Kgfm de torque com a tração integral o levam de 0 a 100 Km/h em 5,1 segundos, atingindo a velocidade máxima acima dos 270 Km/h. O coração manteve a essência.

Fotos: Maurício Garcia

Tem a mesma suspensão do 911 Turbo e para suportar seus 1600 Kg, as belíssimas rodas de cinco pontas com o logotipo 4S ao centro ornam perfeitamente com as pinças de freio na cor vermelha.

O interior é todo na cor preta, com cintos vermelhos e, no painel, os cinco mostradores de fundo branco se unem um ao outro até o central, que classicamente contém o conta-giros.

O câmbio tiptronic de 5 marchas traz performance e conforto, bem como os belos e ergonômicos bancos de couro. A ótima posição de dirigir mantém perfeitamente outra característica do 911.

O modelo 996 foi produzido entre 1997 e 2005, totalizando pouco mais de 175 mil unidades fabricadas e, apesar das grandes mudanças vindas neste automóvel, ele ainda assim mantém os principais aspectos mecânicos e estéticos de seus antecessores, sendo um autêntico 911, ainda que com suas peculiaridades.

Texto: Victor Dertassoli

Fotos: Maurício Garcia

Agradecimentos: Old is Cool Motors

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