A nova geração do Peugeot 208 foi lançada no mercado brasileiro há 3 anos, em setembro de 2020. Desde então fez falta a presença de uma motorização turbo, já que o modelo anterior possuía o ótimo 1.6 THP. Depois da Peugeot ingressar na Stellantis (grupo com Fiat, Jeep, RAM e Citroën), o motor turbo finalmente virou realidade e acaba de ser lançado no Brasil!
A grande novidade do Peugeot 208
Vamos começar falando da principal novidade para o Peugeot 208. Agora, algumas versões do catálogo passam a contar com o propulsor 1.0 turboflex de 3 cilindros em linha, de origem Fiat. Chamado de T200, ele rende uma potência máxima de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, aos 5.750 rpm. Já o torque é sempre de 20,4 kgfm disponíveis em somente 1.750 rpm.
Infelizmente uma transmissão manual não está disponível para essa motorização, seja na Fiat ou na Peugeot. Sendo assim, o 208 turbo utiliza sempre a caixa automática do tipo CVT, que simula 7 velocidades. Certamente é um conjunto mecânico bem mais refinado que o 1.6 aspirado utilizado anteriormente pelo hatchback.
Esse motor ainda está disponível na gama do Peugeot 208, mas somente nas versões intermediárias Active e Roadtrip, e não mais nas configurações de topo como antigamente. Seus números são bem inferiores: 120 cv com etanol e 113 cv com gasolina, aos 6.000 rpm. De torque a diferença também é expressiva: são 15,7 kgfm (E) e 15,4 kgfm (G) a altos 4.500 rpm e 4.250 rpm, respectivamente.
Além do novo T200, o Peugeot 208 também traz outra motorização de origem Fiat, parceira dentro da Stellantis. Estamos falando do 1.0 FireFly aspirado, que continua disponível nas duas versões mais baratas do modelo. Ele alcança até 75 cv (E) e 71 cv (G) em 6.000 rpm. O torque é de 10,7 kgfm e 10 kgfm, respectivamente, e chega em 3.250 rpm.
Ainda no âmbito mecânico, precisamos ressaltar que a nova motorização exigiu algumas mudanças no modelo. A suspensão dianteira, por exemplo, recebeu um ajuste exclusivo, que de acordo com a marca, diminuiu a rolagem de carroceria. O conjunto de freios também recebeu pinças novas.
Consumo
Os números de consumo ficam em uma faixa bem condizente com os concorrentes que possuem motores 1.0 turbo. Segundo a Stellantis, o Peugeot 208 turbo nas versões Allure e Griffe atinge 8,8 km/l na cidade com etanol e 12,5 km/l com gasolina. Na estrada os números aumentam para 10 km/l e 14,1 km/l, respectivamente.
Curiosamente a Style turbo conta com um consumo um pouco maior, mesmo que o conjunto mecânico não mude. São 8,3 km/l (E) e 12 km/l (G) na cidade, passando para 9,8 km/l (E) e 13,6 km/l (G) na estrada. Veja os dados dos outros conjuntos mecânicos:
– 1.0 Manual
Cidade: 9,6 km/l (E) e 13,3 km/l (G).
Estrada: 11,1 km/l (E) e 15,8 km/l (G).
– 1.6 Automático
Cidade: 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G).
Estrada: 9,1 km/l (E) e 12,9 km/l (G).
Desempenho em outro nível
O conjunto mecânico com motor 1.6 aspirado e câmbio automático de 6 marchas é bem confiável, mas não consegue fornecer um desempenho muito agradável para o Peugeot. Quando equipado com ele, o 0 a 100 km/h é feito em 12s com etanol e 12,6s com gasolina, atingindo no máximo 190 km/h (E/G).
Com o novo powertrain, agora o hatchback da montadora francesa acelera até os 100 km/h em somente 9s (E) e 9,2s (G), atingindo 206 km/h de velocidade máxima. O propulsor 1.0 aspirado e câmbio manual de 5 marchas logicamente tem um desempenho ainda menor. São 14,5s com etanol, 15,4s com gasolina e máxima de 164 km/h.
Peugeot 208 ficou mais competitivo
Entre os hatches compactos, agora o 208 se torna muito mais competitivo e atraente. Ele disputa mercado com modelos como o Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Modelos como Honda City Hatch, Toyota Yaris Hatch e até mesmo o Fiat Argo também brigam nesse segmento, mas não possuem motorização turbo em nenhuma das versões.
Desde que a nova geração do 208 foi lançada no Brasil, em 2020, ele é elogiado pela qualidade do acabamento interno, assim como o design e a lista de equipamentos bem recheada, sobretudo na versão mais cara, Griffe. Esses fortes atributos continuam na gama atual do modelo, mas com adição do bom desempenho.
A configuração mais barata com motor 1.0 turbo é a Allure, que parte de R$ 99.990. A segunda versão T200 é a Style, focada no visual mais arrojado e na lista de equipamentos bem recheada. Ela custa R$ 109.990, enquanto a de topo, Griffe, começa em R$ 114.990.
Os valores parecem bem altos, e de fato são, mas em comparação com a concorrência, o Peugeot entrega um excelente custo-benefício. O Volkswagen Polo, por exemplo, parte de R$ 100.990 na versão TSI (1.0 turbo) e entrega, no conjunto geral, menos refinamento.
No caso do Hyundai HB20, a montadora sul-coreana lançou recentemente uma versão básica equipada com a motorização turbo, chamada de Sense. Ela parte dos R$ 98.390 e tem um motor com menos potência e menos torque. Por último há o Chevrolet Onix, que é ofertado por R$ 98.650 na configuração básica com motor turbo.
Preços, equipamentos e opcionais
A Peugeot destacou os seguintes itens da linha 2024 do 208: para a versão de entrada Like 1.0 Manual (R$ 75.990) há 4 airbags, ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, rádio com Bluetooth e tela de 5”, controles de tração e estabilidade, 2 alto-falantes dianteiros, DRL e rodas aro 15 com calotas.
Essa opção de entrada pode receber o opcional Pack Tech, que acrescenta R$ 4.000 ao valor total do modelo. Ele entrega central multimídia Peugeot Connect de 10,3” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, DRL em LED, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional, 4 alto-falantes e 2 tweeters, e duas entradas USB.
A versão Style 1.0 Manual (R$ 86.990) conta com todos os equipamentos anteriores (incluindo o Pack Tech), mais rodas de liga-leve aro 16, faróis full LED, teto panorâmico fixo, interior escurecido, soleira Peugeot, aerofólio esportivo em black piano, maçanetas na cor da carroceria, retrovisores e faixa traseira em black piano, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.
Em relação à versão Like com Pack Tech, a Active 1.6 Automática (R$ 97.990) adiciona piloto automático com limitador de velocidade, modos de condução Eco e Sport, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga-leve aro 16.
A Allure 1.0 Turbo CVT (R$ 99.990) ganha, quando comparada com a Active, rodas de liga-leve aro 16 diamantadas e retrovisores pintados em black piano. Como opcional pode receber o Pacote Excellence, que por R$ 5.000 entrega teto panorâmico fixo, bancos, volante e apoio de braço dianteiro em couro, chave presencial, carregador de celular por indução e iluminação interna traseira.
A Roadtrip 1.6 Automática (R$ 102.990) tem todos os itens da Active, mais teto panorâmico, painel digital em 3D, faróis full LED, aerofólio esportivo em black piano, rodas de liga-leve aro 16 com acabamento diamantado, interior escurecido, bancos mistos (couro, tecido e alcantara), volante em couro e tapete bordado “Roadtrip”.
Em seguida existe a Style 1.0 Turbo CVT (R$ 109.990), que conta com todos os equipamentos da Allure com Pacote Excellence, além de rodas de liga-leve aro 17 diamantadas, faróis full LED, ponteira do escapamento cromada, painel digital em 3D, interior escurecido, pedais esportivos em alumínio, bancos mistos (couro, tecido, alcantara e bordados em azul) e carregador de celular por indução.
Configurando como opção mais cara da gama 2024 do Peugeot 208, encontramos a Griffe 1.0 Turbo CVT (R$ 114.990). Ela possui tudo que a Allure com pacote Excellence já entrega, mas acrescenta faróis full LED, 6 airbags, painel digital em 3D, sensores crepuscular e de chuva, ponteira do escapamento cromada, alerta de colisão frontal com frenagem automática, farol alto automático, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de fadiga e alerta de saída de faixa com correção automática.
Peugeot 208 é o melhor hatch compacto?
Podemos perceber que o hatchback da montadora francesa ficou muito mais competitivo no mercado brasileiro, mas será que ele é melhor que os fortes concorrentes? É possível afirmar que ele se enquadra como uma das melhores opções dessa categoria, mas seu principal ponto negativo é o espaço interno.
O interior deixa muito a desejar nesse quesito, se tornando bem apertado para adultos nos bancos traseiros, sobretudo se alguém com alta estatura estiver posicionado no banco do motorista. A capacidade do porta-malas também é bem modesta, com somente 265 litros (medição VDA).
Contudo, o Peugeot 208 se destaca muito no design moderno e arrojado na medida certa, no ótimo nível de acabamento interno, na lista de equipamentos bem completa e agora até mesmo no quesito motorização, já que é o mais potente de seu segmento.
A conclusão é que vale muito a pena comprar o hatch da Peugeot se você não necessita de muito espaço nos bancos traseiros ou para bagagens. Ele conta com uma excelente relação entre custo-benefício em todas as versões, algo que fica mais evidente na Style (seja aspirada ou turbo) e até na mais cara, Griffe.
Isso acontece pois bem recheada de equipamentos e com ótimo conjunto mecânico, ela é posicionada na casa dos 115 mil reais, enquanto os concorrentes são muito mais caros nas versões de topo. O Honda City Touring 1.5 CVT custa R$ 134.600, já o Hyundai HB20 Platinum Plus 1.0T Automático parte de R$ 120.390.
Na Volkswagen, o Polo Highline 1.0T Automático custa R$ 117.990, enquanto o Chevrolet Onix Premier 1.0T Automático é ligeiramente mais barato, vendido por R$ 113.450. Indiscutivelmente o 208 Griffe é mais acessível que a maioria dos seus concorrentes diretos nas versões de topo. Com tudo isso podemos afirmar que a motorização turboflex era basicamente a única coisa que faltava no Peugeot 208!
Versões e preços do Peugeot 208 2024
– Like 1.0 Manual: R$ 75.990.
– Style 1.0 Manual: R$ 86.990.
– Active 1.6 Automática: R$ 97.990.
– Allure 1.0 Turbo CVT: R$ 99.990.
– Roadtrip 1.6 Automática: R$ 102.990.
– Style 1.0 Turbo CVT: R$ 109.990.
– Griffe 1.0 Turbo CVT: R$ 114.990.
Matéria: Renan Melo.