Honda Accord tem mesmo motor do Civic e custa R$65.000 a mais

Com basicamente o mesmo motor do Civic, Accord Hybrid chega custando R$ 324.900.

Indisponível para venda no Brasil por mais de 1 ano e meio, o Honda Accord finalmente volta ao nosso mercado, mas bem mais caro do que antes. Em nova geração, o sedã grande da montadora de origem japonesa utiliza basicamente o mesmo conjunto mecânico híbrido já encontrado no Civic. Porém, ele é R$ 65.000 mais caro em razão do nível maior de sofisticação e porte.

Design novo, mas sóbrio

Quando a nova geração do Civic foi lançada no Brasil, uma das coisas que mais chamaram atenção foi a mudança radical no visual, que era bem ousado e se tornou totalmente sóbrio, sem despertar grandes emoções. O mesmo aconteceu com o Honda Accord, que tinha linhas mais ousadas e agora é muito mais clean.

Na dianteira a nova geração do Accord emprega uma grade trapezoidal com detalhes horizontais e um fundo xadrez. O para-choque também segue uma linha mais sóbria com detalhes retos na horizontal. No conjunto de iluminação encontramos LED, mas infelizmente somente por espelhos no farol alto e baixo, e não por projetor.

A lateral conta com somente dois vincos marcantes, um bem próximo aos vidros e outro praticamente na metade das rodas. Já na traseira, o conjunto óptico é também iluminado totalmente em LED, e denunciando mais uma vez o design sóbrio, seu formato é bem horizontal. As duas lanternas são interligadas por uma barra em black piano, como dita a tendência mundial.

No caso do interior, a diferença em relação ao Civic é muito pequena. Para os leigos, aparenta ser exatamente o mesmo carro por dentro. Apesar de ser bonito e agradável no quesito acabamento, faz falta uma identidade mais exclusiva, já que ele é bem mais caro que o seu irmão menor.

Dimensões

Por ser o sedã de topo da marca no Brasil, o novo Honda Accord é bem grande. De comprimento são 4.971 mm; de largura, 1.862 mm; a altura fica em somente 1.459 mm, enquanto o entre-eixos é de excelentes 2.830 mm. Isso garante espaço interno de sobra para os ocupantes.

Contudo, por ser um sedã, o espaço para a cabeça nos bancos traseiros não é muito grande. Outro ponto desfavorecido pelo tipo de carroceria é a capacidade de superação de obstáculos. Há somente 13,4 cm de vão livre em relação ao solo. O ângulo de entrada também é baixo, com 14,7°, enquanto o de saída fica definido em 18,8°.

Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]

Certamente o porta-malas é um ponto elogiável, já que possui capacidade volumétrica de 574 litros. Porém, vale dizer que a Honda não informou se a medição é realizada pela norma VDA ou em litros líquidos, que são generosos até demais. O tanque de combustível é pequeno, com somente 48 litros.

Honda Accord Advanced Hybrid

O modelo vendido em nosso mercado anteriormente já contava com um conjunto mecânico híbrido, embora tenha saído de linha cerca de 6 meses após seu lançamento. A nova geração também combina motores a combustão e elétricos, mas de uma forma um pouco diferente.

Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]
Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]

Assim como no Civic Hybrid, os propulsores elétricos funcionam na maior parte do tempo, utilizando o motor a combustão basicamente apenas como um gerador, atuando na tração das rodas em poucas vezes.

O uso do motor a gasolina é mais comum na estrada quando o veículo está em velocidade de cruzeiro. Até mesmo em acelerações mais fortes, onde a performance é requisitada, quem costuma comandar a tração são os motores elétricos. A Honda diz que em situações específicas os motores podem trabalhar juntos, mas que isso é raro de acontecer.

Na base há a motorização 2.0 aspirada de ciclo Atkinson, que é bem mais voltado para a eficiência em comparação com motores de ciclo Otto. Ela rende até 146 cv aos 6.100 rpm e 19,2 kgfm em 4.500 rpm. Já o motor elétrico capaz de tracionar as rodas possui até 184 cv e 34,1 kgfm.

Em relação ao Civic, o motor a gasolina conta com 3 cv a mais, enquanto o movido a eletricidade tem uma vantagem de 2 kgfm. A potência combinada do Accord híbrido é de 207 cv, mas o torque máximo combinando os motores não foi informado pela empresa.

Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]
Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]

Há ainda um motor elétrico gerador, utilizado para gerar energia com base no movimento do motor a combustão e entregar essa energia para as baterias. Essas são responsáveis por alimentar o motor elétrico de tração, que move o novo Honda Accord. A transmissão é automática do tipo CVT, mas a Honda chama de eCVT devido ao funcionamento inteligente em conjunto com o powertrain híbrido.

É importante dizer que a nova geração não é plug-in, ou seja, a recarga das baterias é feita somente pela fonte própria do motor a combustão, e não há possibilidade de ser conectado na tomada para isso. Inclusive, a capacidade das baterias é de somente 1,05 kWh, o que torna impossível o modo 100% elétrico ativado por muitos quilômetros.

Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]

Consumo digno de carro 1.0

Segundo os testes do Inmetro, na cidade o novo Honda Accord Hybrid consegue alcançar uma média muito agradável de 17,8 km/l. Na prática não é difícil fazer médias ainda mais generosas em ciclos urbanos. Já na estrada o número é um pouco inferior, atingindo 16,1 km/l. Ainda assim é bem elogiável para um modelo desse porte e refinamento.

Lamentavelmente a Honda optou por não informar o desempenho na prova de 0 a 100 km/h ou a velocidade final do sedã. Contudo, podemos encontrar informações de 8,8 segundos e máxima de 183 km/h. Sendo assim, podemos dizer que não é um desempenho tão empolgante, mas é condizente com a proposta de conforto e economia.

Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]
Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]

Suspensão e freios

Por ser muito voltado ao conforto e refinamento ao rodar, logicamente o novo Honda Accord entrega suspensão independente nas quatro rodas. Na dianteira ela é do tipo McPherson, enquanto a traseira emprega o tipo multilink. As rodas de liga-leve aro 18 possuem auxílio de freios a disco, tanto na dianteira quanto na traseira.

Equipamentos do Honda Accord Hybrid

Na sua lista de itens de série, destacam-se equipamentos como sistema de som BOSE, bancos dianteiros com ajustes elétricos (função de memória para o motorista), ar-condicionado digital dual-zone com saídas traseiras, modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), central multimídia de 12,3”, painel de instrumentos digital de 10,2”, carregador de celular por indução, head-up display, bancos em couro, câmera de ré e partida remota.

Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]
Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]
Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]
Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]
Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]
Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]

Também podemos mencionar o sensor crepuscular, chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico, 4 entradas USB, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sistema de permanência em faixa com centralização automática, farol alto automático, sensor de fadiga, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, câmera de monitoramento de ponto cego no retrovisor (somente lado direito), 8 airbags, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, teto-solar elétrico convencional (não é panorâmico), faróis full LED, retrovisores com rebatimento elétrico, sensor de chuva e etc.

Preço e posicionamento de mercado

A nova geração do Honda Accord Hybrid não conta com concorrentes diretos no mercado brasileiro. Isso porque seu maior rival, o Toyota Camry, está indisponível por aqui no momento. Então sozinho em seu segmento, na versão única Advanced Hybrid ele custa R$ 324.900.

Isso quer dizer que são R$ 65.000 a mais em relação aos R$ 259.900 do Civic Advanced Hybrid, que inclusive já são extremamente altos. Dessa forma o novo Honda Accord acaba concorrendo, ainda que indiretamente, com modelos de marcas premium.

Como exemplo podemos citar o BMW Série 3, que parte de R$ 320.950 na versão mais básica GP 2.0 turbo. O Mercedes-Benz C200 também se torna um grande rival, visto que seu preço inicial é de R$ 329.900 na configuração AMG Line 1.5 turbo híbrido-leve.

Infelizmente a nova geração do Accord híbrido está disponível no nosso mercado em somente três pinturas bem convencionais. A metálica Prata Esterlina tem um custo adicional de R$ 2.000, enquanto as perolizadas Preto Cristal e Branco Topázio são oferecidas por altos R$ 2.300.

Versões e preços do novo Honda Accord

– Advanced Hybrid 2.0 eCVT: R$ 324.900.

Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]
Honda Accord Advanced Hybrid [divulgação]

Matéria: Renan Melo.

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