Jeep Grand Cherokee volta ao Brasil por meio milhão

Agora híbrido plug-in, Jeep Grand Cherokee chega com preço de Volvo e Porsche.

Com uma frequência bem alta de lançamentos no Brasil, a Stellantis acaba de apresentar mais uma novidade por aqui. O Jeep Grand Cherokee volta a ser oferecido em nosso país, mas agora totalmente diferente por conta da nova geração, com motorização híbrida plug-in e custando o mesmo que modelos de marcas premium como a Porsche.

Agora híbrido plug-in

Vamos começar falando de um dos pontos principais do novo Grand Cherokee 4xe, que é seu conjunto mecânico. Como base ele utiliza a mesma motorização da recém-lançada RAM Rampage e do Jeep Wrangler. Ou seja, estamos falando do Hurricane 4 2.0 turbo a gasolina e de 4 cilindros em linha, que rende até 272 cv e 40,8 kgfm.

Contudo, seu diferencial é contemplar outras duas motorizações em conjunto. Estamos falando de um motor elétrico com 45 cv e 5,4 kgfm, e outro com 136 cv e 27 kgfm. Dessa forma, combinando os motores ele entrega uma potência máxima de 380 cv com torque máximo de 64,9 kgfm.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Vale lembrar que por ser um híbrido plug-in, o SUV pode ser conectado na tomada para recarga das baterias, embora o próprio motor a combustão também seja capaz de fornecer energia a elas.

A transmissão é automática convencional com 8 velocidades, enquanto a tração é 4×4 permanente e possui opção de reduzida. No caso do Grand Cherokee há uma caixa de transferência que garante uma reduzida real, e não eletrônica como no caso de Renegade e Compass, por exemplo.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

De acordo com a Jeep, há ainda o sistema Quadra-Trac II, que consegue identificar quando os pneus estão perdendo aderência, e através de uma caixa de transferência ativa, envia até 100% do torque para o eixo que conta com a maior aderência. Isso facilita muito a saída de obstáculos um pouco mais pesados.

Enquanto o tanque de combustível conta com volume para bons 72 litros, a bateria do sistema elétrico possui capacidade para 17,3 kWh. A montadora de origem americana informou que a recarga pode ser realizada em até 2 horas e 30 minutos considerando um carregador doméstico portátil do tipo 2 em uma tomada 220V (precisa de aterramento real). Um Wallbox também pode ser utilizado.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Desempenho de esportivo, consumo de 1.0

Com toda a potência e torque disponíveis, a nova geração do modelo consegue entregar um desempenho digno de esportivo. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em somente 6,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é definida nos 206 km/h. Essa poderia ser um pouco superior considerando que até mesmo a Rampage chega aos 220 km/h, mas ainda assim não é ruim.

Apesar do bom desempenho, o consumo não é prejudicado, já que estamos falando de um SUV híbrido plug-in. Segundo o teste padrão do Inmetro, ele consegue alcançar a média de 19,3 km/l, seja na cidade ou na estrada. Isso quer dizer que são números superiores a carros equipados com motores 1.0 aspirados!

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

A nova geração do Jeep de luxo conta com 3 modos de condução do conjunto mecânico, assim como no já conhecido Compass 4xe. O primeiro é o Hybrid, onde ele mantém o funcionamento conjunto dos motores a combustão e dos elétricos.

Em seguida temos o modo elétrico, que como o nome já diz, funciona somente com os motores movidos a eletricidade. Nesse modo ele percorre até 29 km, de acordo com o Inmetro. Contudo, é importante lembrar que os dados divulgados pelo Inmetro para carros elétricos em 2023 recebem uma redução de 30% em relação ao ciclo EPA. Isso quer dizer que são bem mais conservadores que o normal.

Por último, mas não menos importante, existe o E-Save, que tem duas funções diferentes. No modo padrão ele mantém a carga da bateria, servindo como uma “reserva” para você utilizar posteriormente. Já no modo de recarga ele aciona o motor a combustão a fim de recarregar a bateria, quando o consumo maior de combustível não for um problema para o motorista.

Como de praxe em um modelo híbrido ou elétrico, existe a frenagem regenerativa. Nesse modo, quando o pedal do acelerador é aliviado, a rotação do motor elétrico é invertida para transformar a energia cinética (de movimento) em energia elétrica para recarregar as baterias.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Dimensões

Posicionado no topo da gama Jeep no Brasil, o Grand Cherokee é um modelo com porte bem generoso. De comprimento são 4.914 mm, enquanto a largura é de 2.149 mm e a altura atinge 1.799 mm. Já no entre-eixos a medida é de excelentes 2.964 mm. Apesar do foco no luxo e conforto, o SUV grande não deixa de ter bons números de capacidade off-road.

A altura livre em relação ao solo fica em 21,4 cm, o que é um bom número considerando sua categoria e proposta. O ângulo de entrada é definido em 25,7°, enquanto o de saída fica em 26,6° e o central em 16,3°. Por conta do entre-eixos bem longo, esse último ângulo não é muito generoso. O porta-malas conta com capacidade para 580 litros, mas a Jeep não informou se a medição é feita em VDA ou litros líquidos.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Equipamentos

Por estar no topo da linha Jeep em nosso mercado, logicamente a lista de equipamentos é muito recheada. Encontramos itens como rodas de liga-leve aro 20, faróis full LED (incluindo faróis de neblina), bancos elétricos dianteiros (função de memória para o motorista), volante multifuncional em couro com aquecimento, retrovisor interno digital e eletrocrômico, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, ar-condicionado digital dual-zone, porta-malas com abertura elétrica e sistema de som Alpine com 9 alto-falantes e potência de 506W.

Há ainda o teto-solar elétrico panorâmico, central multimídia de 10,1” com GPS embarcado e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos totalmente digital de 10,25”, head-up display colorido de 10”, carregador de celular por indução, 8 entradas USB, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e veículos, sistema de permanência em faixa com centralização automática, piloto automático adaptativo com função Stop & Go, sensores de ponto cego, câmeras 360°, bancos traseiros com aquecimento, farol alto automático, 8 airbags, tela de 10,25” dedicada ao passageiro e etc.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Quanto custa o Jeep Grand Cherokee?

Infelizmente o preço é o único ponto desanimador nessa nova geração do Grand Cherokee. Mesmo estando disponível em somente uma versão com 5 lugares, e não com 7, o modelo parte de R$ 569.900. Ao menos não há nenhum opcional, já que até as cores são gratuitas.

Falando nelas, infelizmente só estão disponíveis pinturas bem convencionais: Bright White (branco), Diamond Black (preto), Baltic Grey Metallic (cinza) e Silver Zynith (prata). Lamentavelmente não há tons de vermelho ou azul, que certamente cairiam muito bem no novo Grand Cherokee.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Posicionado nessa faixa de preço, o novo produto da Jeep acaba concorrendo com marcas de luxo. O Volvo XC90, por exemplo, que tem 7 lugares e também possui conjunto híbrido plug-in, parte dos R$ 549.950. Ou seja, são R$ 19.950 a menos que o SUV americano.

A comparação pode ser feita até mesmo com o BYD Tan, SUV 100% elétrico de luxo da montadora chinesa. Ele também conta com 7 lugares e tem preço inicial de R$ 529.890 (R$ 40.010 a menos). Outro concorrente no quesito preço é o Porsche Macan T, que começa em R$ 520.000.

Volvo XC90 Recharge Ultimate [divulgação]
Volvo XC90 Recharge Ultimate [divulgação]
BYD Tan EV [divulgação]
BYD Tan EV [divulgação]
Porsche Macan T [divulgação]
Porsche Macan T [divulgação]

Com isso podemos concluir que o novo Jeep Grand Cherokee 4xe está posicionado em uma faixa de preço elevada até demais. Se custasse cerca de R$ 519.990, certamente seria muito mais atrativo em nosso mercado.

Garantia

A garantia disponibilizada pela Jeep é de 3 anos sem limite de quilometragem. Porém, as baterias contam com 5 anos ou um limite de 100.000 km. É uma garantia mais baixa que os tradicionais 8 anos de garantia que diversas outras montadoras fornecem para seus modelos elétricos ou híbridos.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Versões e preços do Jeep Grand Cherokee 2023

– 4xe 2.0 Turbo Hybrid 4×4 Automático: R$ 569.900.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Matéria: Renan Melo.

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