O mercado de carros de entrada com 7 lugares estava completamente escasso no Brasil, tendo a Chevrolet Spin como única representante. Isso agora muda com o lançamento do Citroën C3 Aircross. A versão SUV do C3 chega sempre com motor turbo, primeiramente disponível nas versões com 5 lugares e em breve também com os 2 lugares adicionais.
C3 Aircross: o que muda no SUV?
Sabemos que o Citroën C3, apesar de ser configurado como um hatchback, tem elementos de um SUV compacto. Isso se torna mais presente no C3 Aircross, e embora ele tenha ares mais voltados para um crossover, pode realmente ser chamado de SUV compacto.
Visualmente eles são bem parecidos na dianteira, inclusive com a mesma assinatura de DRL em LED e faróis convencionais halógenos de única parábola. Convenhamos que já poderia trazer a tecnologia full LED, ao menos na versão de topo. Segundo a marca, as bitolas dianteiras (distância entre o centro de cada roda de um mesmo eixo) ficaram maiores.
Com isso o C3 Aircross recebeu paralamas mais largos, aumentando também a sensação de imponência e robustez. Já na traseira ele emprega um conjunto de iluminação totalmente convencional, assim como o irmão menor. Na versão de topo, Shine, há uma barra em preto que conecta as duas lanternas.
Novas dimensões
O novo modelo é bem maior que o C3 que já conhecíamos, embora isso talvez não fique tão nítido nas imagens. O comprimento passou de 3.981 mm para 4.320 mm (+34 cm), enquanto a altura pulou de 1.604 mm (com barras de teto) para 1.673 mm (com barras). É uma adição de 6,9 cm.
No caso da largura, por incrível que pareça o C3 Aircross é um pouco menos generoso. Enquanto ele possui 1.720 mm, o hatchback conta com 1.733 mm (diferença de 1,3 cm). A boa notícia é que a capacidade de superação de obstáculos ficou ainda melhor do que já era. O vão livre subiu de 18 cm para 20 cm.
O ângulo de entrada também é melhor no C3 Aircross, sendo alterado de 23° para 23,8°. Já o de saída é um pouco prejudicado por conta do porta-malas bem mais saliente. Seu número de 32° é inferior (ainda muito bom) ao do C3 hatch, que tem excelentes 39°. O entre-eixos salta de 2.540 mm para 2.675 mm (+13,5 cm).
Pensado em ser um modelo voltado ao uso familiar, logicamente a capacidade do porta-malas precisa ser expandida. O C3 convencional tem 315L (VDA), o que já é um ótimo número para sua categoria. Já o C3 Aircross, porém, conta com ótimos 493L (VDA) em todas as suas versões.
Conjunto mecânico
O powertrain já é bem conhecido do grupo Stellantis. Ele é composto pelo motor 1.0 T200 turbo flex de 3 cilindros em linha. A potência máxima é de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, disponível aos 5.750 rpm. Independentemente do combustível utilizado, o torque é sempre de 20,4 kgfm e é entregue em 1.750 rpm.
A transmissão também é conhecida. Trata-se de uma caixa automática do tipo CVT, com simulação de 7 marchas. A Citroën disponibiliza o modelo com o modo de condução Sport, além da possibilidade de trocas manuais através da alavanca (não há paddle shifts e nem modo Eco).
Desempenho e consumo
Os números oficiais da Citroën dizem que o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos com etanol e 9,9 segundos quando abastecido com gasolina. A velocidade máxima é sempre de 191 km/h, independentemente do combustível utilizado no tanque.
Já o consumo, seguindo o padrão do Inmetro, na cidade ele percorre 7,4 km/l com etanol e 10,6 km/l com gasolina. Na estrada os números passam para 8,6 km/l quando abastecido com etanol e 12 km/l com gasolina. Podemos dizer que são bons dados para a categoria.
Como é a versão de 7 lugares?
É verdade que um dos maiores trunfos do novo Citroën C3 Aircross é a disponibilidade de 7 lugares. Porém, a montadora de origem francesa optou por vender essa configuração somente no primeiro trimestre de 2024, quando os preços devem ser revelados. Todas as três versões do modelo estarão disponíveis com 5 ou 7 assentos.
O ponto positivo é que é possível remover facilmente os bancos extras e guarda-los em casa, por exemplo. Eles pesam pouco mais de 8 kg cada e possuem um sistema de encaixe bem prático. O proprietário pode instalar, inclusive, só um deles, caso esteja em 6 passageiros.
A segunda fileira de assentos sofre um reposicionamento de 10 cm, com a intenção de fornecer um pouco mais de comodidade para os últimos dois ocupantes. Contudo, sabemos que o espaço não é tão agradável e fica recomendado apenas para crianças ou pessoas de baixa estatura.
A capacidade, porém, permanece a mesma da versão de 5 lugares (493L), mesmo com os 2 últimos assentos removidos. Isso acontece pois o C3 Aircross de 7 lugares tem acabamentos, entradas USB, porta-copos, cintos de segurança e outros objetos que roupam um pouco da capacidade total.
Segundo a marca, a capacidade do porta-malas (método VDA) diminui para apenas 40L quando todos os bancos estão em uso. Isso quer dizer que o cliente terá que optar por levar malas ou dois passageiros adicionais. Caso queira as duas alternativas, precisará de um bagageiro de teto para auxiliar no espaço dos objetos.
Cortes de custo indesejados
Na realidade o grande defeito do novo Citroën C3 Aircross é a simplicidade exagerada. O modelo de fato ganhou alguns itens a mais que a versão tradicional do C3, como painel totalmente digital de 7” (um pouco mais simples que o do Fiat Pulse), piloto automático com limitador de velocidade, airbags laterais e apoio de braço dianteiro.
Outro ganho fica a cerca do recirculador de ar no teto. Embora pareça, vale lembrar que não é uma saída de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos. Estamos falando apenas de um sistema que suga o ar da região frontal (motorista e passageiro) e distribui novamente para as duas últimas fileiras.
Porém, segue com ar-condicionado manual, uma chave extremamente simples (não é nem do tipo canivete), faróis halógenos de única parábola, iluminação traseira convencional e volante com ajuste somente de altura. Os para-sóis não possuem iluminação e nem mesmo um tampão para o pequeno espelho, enquanto o brake light não é em LED e tem lâmpada única.
Equipamentos e opcionais
A versão de entrada, chamada de Feel, tem os seguintes itens de destaque: direção elétrica, controles de tração e estabilidade, volante multifuncional com ajuste de altura, assistente de partida em rampas, sensor de pressão dos pneus, DRL em LED, 3 entradas USB, ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de altura, central multimídia de 10” com conexão sem fio para o Android Auto e Apple CarPlay, retrovisores com repetidores de seta, 6 alto-falantes e vidros elétricos nas quatro portas.
Essa configuração mais básica possui, como opcional, o Pack Protection (protetor de cárter e protetor de soleira), que sai por R$ 700. Já o Pack Design, que traz embelezador da grade dianteira e protetor lateral de portas, custa R$ 1.200.
Já a intermediária, chamada de Feel Pack, adiciona rodas de liga-leve aro 16, 4 airbags, painel digital de 7”, retrovisores elétricos, apoio de braço dianteiro, bancos dianteiros com apoio de cabeça separados (são integrados na versão de entrada) e sensores de estacionamento traseiros.
Para a Feel Pack, a Citroën oferece os mesmos opcionais que já vimos anteriormente, o Pack Protection (R$ 700) e o Pack Design (R$ 1.200). Porém, nesse caso é adicionada também a opção do Pack Comfort, que traz faróis de neblina e câmera de ré pelo valor de R$ 1.700.
Além do design mais refinado, na configuração mais cara, Shine, há ainda itens como rodas de liga-leve aro 17 com acabamento diamantado, piloto automático com limitador de velocidade, teto pintado em Preto Perla Nera ou Branco Banquise, faróis de neblina, bancos em couro sintético, câmera de ré e volante revestido em couro.
O C3 Aircross Shine oferece o Pack Protection e o Pack Design. Vale dizer que a pintura em dois tons traz gratuitamente o teto e retrovisores pintados em Preto Perla Nera ou Branco Banquise. Porém, a maiores das cores da carroceria são cobradas separadamente.
Preços e lançamento
Inicialmente o novo Citroën C3 Aircross fica disponível somente nas versões de 5 lugares, enquanto as de 7 assentos chegarão no primeiro trimestre de 2024. Elas também estarão disponíveis em 3 opções de acabamento, a Feel, Feel Pack e Shine, todas com motor turbo.
A Feel 1.0 T200 CVT custa R$ 109.990 na modalidade de venda online. Com isso o C3 Aircross se torna o SUV mais barato do Brasil com motor turbo. O seu preço convencional é de R$ 112.990. Pela versão Feel Pack 1.0 T200 CVT, a Citroën cobra R$ 119.990.
Por último existe a Shine 1.0 T200 CVT, que é oferecida pelo preço atual de R$ 129.990. Infelizmente os preços das versões de 7 lugares serão revelados somente no início do ano que vem, quando as vendas serão iniciadas. Porém, podemos imaginar um valor em torno de R$ 5.000 a R$ 7.000 mais alto.
A única pintura sólida disponível para o SUV é a Branco Banquise, que custa R$ 900. Entre as metálicas, somente a Preto Perla Nera é gratuita. As outras (Cinza Artense, Cinza Grafito e Vermelho Rubi) custam R$ 1.500. Infelizmente o belíssimo Azul Spring do C3 hatch não está disponível.
Vale dizer que o modelo é ofertado com as 3 primeiras revisões gratuitas. Felizmente o benefício está atrelado ao carro, e não ao dono. Isso quer dizer que mesmo que o primeiro proprietário venda o veículo, a gratuidade permanecerá, desde que ainda no período correto das primeiras revisões.
Versões e preços do Citroën C3 Aircross 2024:
– Feel 1.0 T200 CVT: R$ 109.990.
– Feel Pack 1.0 T200 CVT: R$ 119.990.
– Shine Pack 1.0 T200 CVT: R$ 129.990.
Matéria: Renan Melo.