Strada com motor 1.0 turbo: como a Fiat entende o brasileiro

Provando que entende muito bem o mercado brasileiro, Fiat lança Strada com motor turbo.

Em time que está ganhando não se mexe? Para a Stellantis parece não ser bem assim que funciona. A Fiat Strada já é líder de vendas no mercado brasileiro, e mesmo assim a linha 2024 da picape chegou trazendo um novo visual e motorização turbo flex, mostrando que a Fiat entende muito bem o que o consumidor brasileiro quer.

Mirando novos concorrentes

Entre as picapes compactas, que hoje possui somente a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro como concorrentes, certamente o modelo da marca italiana se posiciona melhor no mercado brasileiro, principalmente no meio comercial. Tanto é que suas vendas diretas representam cerca de 71,6% (considerando os primeiros 8 meses de 2023) do volume total.

As versões de topo da Strada eram equipadas só com uma motorização 1.3 aspirada, podendo estar aliada a uma transmissão manual ou automática do tipo CVT. Contudo, a Fiat agora pretende ir além e concorrer com algumas picapes do segmento intermediário.

Desde que a nova geração da Strada chegou, ela já mostrou uma concorrência mais próxima de modelos intermediários, a exemplo da Renault Oroch. Isso por conta da cabine dupla com quatro portas, algo que a Saveiro nunca teve. Porém, fazia falta um propulsor que entregasse um melhor desempenho.

A linha 2024 da Strada agora detém o título de primeira picape do mundo a ter motor 1.0 turbo flex. O propulsor de 3 cilindros em linha está disponível nas versões mais caras da picape, que são mais voltadas para o uso no lazer.

Fiat Strada Ranch CD T200 [divulgação]
Fiat Strada Ranch CD T200 [divulgação]

Trazendo um câmbio automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas, o modelo tem o mesmo conjunto mecânico empregado no Pulse e Fastback, além do primo Peugeot 208. Com isso a Strada passa a concorrer com mais modelos, não somente com a Volkswagen Saveiro.

Agora com o 1.0 T200 (referente ao torque de 200 newton-metros) e a transmissão CVT, a maior concorrente da Strada é a Chevrolet Montana nas versões mais básicas. Isso porque a rival conta sempre com motorização 1.2 turbo flex e carroceria cabine dupla com quatro portas.

Como a Fiat entende o brasileiro

A Fiat, em geral, costuma olhar com muita atenção para as demandas do mercado brasileiro, recebendo o aval da matriz italiana em seus lançamentos por aqui. A Toro é uma das maiores provas disso, mas a própria Strada já se tornou destaque no mercado por inovar em vários quesitos, a exemplo de quando ganhou carroceria com três portas.

Ela já era líder de vendas justamente por esse entendimento acertado da Fiat. Atualmente ela briga diretamente só com a Saveiro, mas a grande diferença é que a VW não investiu em sua picape ao ponto de lançar uma nova geração, tampouco entregar uma motorização turbo, quatro portas ou sequer um câmbio automático.

A Strada então se tornou uma excelente opção para quem busca alta robustez no uso comercial. Além disso, agora agrada quem procura uma proposta mais urbana sem perder a versatilidade de uma caçamba e não precisa de uma picape maior e mais cara como a própria Toro.

O que mudou na Fiat Strada 2024?

Um novo visual foi empregado, mas somente nas duas configurações equipadas com motor turbo, Ranch e Ultra, que possuem o mesmo valor. Elas receberam uma nova grade dianteira e um para-choque frontal completamente novo. O conjunto mais arrojado aumenta a sensação de modernidade e refinamento.

Fiat Strada Ultra T200 [divulgação]

As rodas são novas nas configurações Freedom, Ranch e Ultra. Na traseira, a única mudança fica por conta da adoção do emblema “Turbo 200”. Já por dentro, a Strada turbo flex recebeu novos bancos em couro e novos painéis de porta com detalhes nesse mesmo revestimento.

O volante também é novo em todas as versões, mas só a Ranch e a Ultra possuem o botão Sport integrado. No caso da Ranch, por ter uma proposta visual mais aventureira, o interior traz detalhes em marrom. Já na Ultra, ligeiramente mais esportiva no design, os detalhes são pintados em vermelho.

Fiat Strada Ultra T200 [divulgação]
Fiat Strada Ultra T200 [divulgação]

Equipamentos da Fiat Strada

Como opções de topo na gama 2024, Ranch e Ultra trazem os seguintes equipamentos de série: ar-condicionado digital, bancos em couro, estribo lateral, faróis de neblina em LED, rodas de liga-leve aro 16 (pneus de uso misto na Ranch), 4 airbags, banco do motorista com ajuste de altura, apoio de braço dianteiro, câmera de ré, central multimídia de 7” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional em couro com paddle shifts, controles de tração e estabilidade, direção elétrica, faróis em LED, assistente de partida em rampas, iluminação de caçamba, DRL em LED, protetor de caçamba, retrovisores elétricos com repetidores de seta, sensores de estacionamento traseiros, sensor de pressão dos pneus, vidros elétricos nas quatro portas, painel com tela de 3,5”, volante com ajuste de altura e carregador de celular por indução.

Novo motor e novo desempenho

O motor 1.0 T200 rende uma potência máxima de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, aos 5.750 rpm. Já o torque é sempre de 20,4 kgfm e está disponível em 1.750 rpm. Aliado à transmissão CVT de 7 marchas simuladas, esse conjunto faz a Strada acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5s com etanol e 9,8s com gasolina.

Fiat Strada Ultra T200 [divulgação]

A velocidade máxima é de 180 km/h (E) ou 178 km/h (G). O consumo, segundo os testes oficiais do Inmetro, na cidade é de 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina. Na estrada os números passam para 9,4 km/l e 13,2 km/l, respectivamente.

Outra novidade fica por conta da versão de entrada, chamada de Endurance. Anteriormente ela equipada com o motor 1.4 Fire aspirado, de até 88 cv (E) e 85 cv (G), com torque de 12,5 kgfm (E) e 12,4 kgfm (G). Esse propulsor agora sai de linha, tornando o Fiorino o único modelo da Fiat que ainda o utiliza.

Agora a Fiat Strada Endurance possui a motorização 1.3 FireFly aspirada das outras versões. Esse propulsor, que é muito mais moderno, é capaz de render 107 cv com etanol e 98 cv com gasolina. O torque é de 13,7 kgfm e 13,2 kgfm, respectivamente.

Agora a aceleração de 0 a 100 km/h dessa versão fica em 11,6s (12,5s com gasolina), alcançando 171 km/h (166 km/h com gasolina). Quando era equipada com o 1.4 aspirado, a Endurance CP (Cabine Plus) conseguia os seguintes resultados: 12,3s (E) e 13,4s (G) no 0 a 100 km/h e 157 km/h na velocidade máxima.

Fiat Strada Endurance CP [divulgação]
Fiat Strada Endurance CP [divulgação]

Edição especial limitada

A Fiat Strada está comemorando 25 anos de mercado brasileiro, visto que foi lançada por aqui em 1998. Inclusive, mostrando o grande sucesso da picape no Brasil, ela atingiu recentemente a marca de 400 mil unidades produzidas somente da nova geração, lançada em 2020. Considerando toda história, são cerca de 2,1 milhões de camionetes fabricadas.

Para celebrar esse marco histórico, a Fiat resolveu disponibilizar 1.025 unidades de uma edição limitada, chamada de Edizione 25. Ela é baseada na Strada Ultra, portanto traz a mesma lista de equipamentos. Entre os diferenciais, há a pintura Cinza Strato com teto e retrovisores pintados em preto.

Fiat Strada Edizione 25 T200 [divulgação]
Fiat Strada Edizione 25 T200 [divulgação]
Fiat Strada Edizione 25 T200 [divulgação]
Fiat Strada Edizione 25 T200 [divulgação]

Nas laterais, na região da caçamba há um adesivo exclusivo. As rodas de 16 polegadas, por sua vez, contam com acabamento escurecido. No interior, o logo “Ultra” dos bancos é pintado em vermelho, enquanto o painel recebe um emblema numerado da versão limitada.

As soleiras também são personalizadas com a descrição da série. A Strada Edizione 25 ainda contempla acessórios exclusivos da Mopar, como pedaleiras esportivas, para-barros e a Fiat Box, que é uma caixa organizadora funcional. A motorização também é a 1.0 T200.

Fiat Strada Edizione 25 T200 [divulgação]
Fiat Strada Edizione 25 T200 [divulgação]
Fiat Strada Edizione 25 T200 [divulgação]

Versões e preços da Fiat Strada 2024

Agora na gama 2024 são sete versões oferecidas, mais a edição limitada. Veja o preço de cada uma delas:

– Endurance CP 1.3 Manual: R$ 100.990.
– Freedom CP 1.3 Manual: R$ 106.990.
– Freedom CD 1.3 Manual: R$ 112.990.
– Volcano CD 1.3 Manual: R$ 114.990.
– Volcano CD 1.3 CVT: R$ 120.990.
– Ultra CD 1.0 T200 CVT: R$ 132.990.
– Ranch CD 1.0 T200 CVT: R$ 132.990.
– Edizione 25 CD 1.0 T200 CVT: R$ 135.990.

Fiat Strada Volcano CD [divulgação]
Fiat Strada Volcano CD [divulgação]
Fiat Strada Freedom CP [divulgação]
Fiat Strada Freedom CP [divulgação]

Matéria: Renan Melo.

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