Honda ZR-V chega com motor 2.0 aspirado e preço de híbrido

Depois de anos, a Honda ZR-V finalmente trouxe seu SUV médio, mas ele não empolgou muito.

Finalmente a Honda tem um SUV médio para brigar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e companhia. O Honda ZR-V acaba de desembarcar no mercado brasileiro em versão única, mas somente com motor aspirado à gasolina e custando o mesmo que um GWM Haval H6 híbrido.

Dimensões do Honda ZR-V

O ZR-V é um SUV de porte médio, ou seja, é maior que o HR-V e menor que o CR-V. Vale lembrar que esse mercado, que tem diversos integrantes, há anos é liderado pelo Jeep Compass, enquanto o Toyota Corolla Cross costuma ocupar a segunda posição do ranking.

De comprimento são 4.568 mm, enquanto a largura é de 1.840 mm e a altura fica em 1.611 mm. No ZR-V são apenas 2.655 mm de entre-eixos. É basicamente a mesma medida de um Volkswagen T-Cross, que é um SUV compacto. Os SUVs médios costumam ter 2.700 mm de um eixo ao outro.

A superação de obstáculos não é excepcional, embora tenha um bom vão livre em relação ao solo, de 17,8 cm. O ângulo de entrada é definido em apenas 16,4°, enquanto o de saída fica em 20,2°. A capacidade do porta-malas também deixa a desejar, com somente 389 litros na medição VDA. Até mesmo um Volkswagen Nivus oferece mais espaço, com seus 415 litros.

Conjunto mecânico

Assim como nas dimensões, o powertrain também não empolga. A Honda optou por um motor 2.0 aspirado somente à gasolina. Ele rende apenas 161 cv aos 6.500 rpm e 19,1 kgfm a altos 4.200 rpm. Ele está aliado a uma transmissão do tipo CVT com 7 marchas simuladas.

São números bem modestos comparados com a maioria dos concorrentes ou até mesmo com seu irmão menor, o HR-V. O SUV compacto dispõe de um 1.5 turbo flex com até 177 cv e 24,5 kgfm. Infelizmente a Honda não informou os dados oficiais de desempenho do ZR-V, mas seu 0 a 100 km/h fica na casa de 11 segundos.

A tração é sempre dianteira. Já a suspensão é do tipo independente McPherson na frente e independente multilink na traseira. Isso garante um conforto muito maior ao rodar, filtrando melhor as imperfeições do solo. As rodas de liga-leve aro 17 recebem freios a disco, tanto na frente quanto atrás.

Honda ZR-V Touring [divulgação]

Consumo de combustível

Enquanto alguns rivais híbridos (ou até mesmo com motor turbo a combustão) são bem econômicos, os números de consumo do Honda ZR-V estão longe de impressionar. De acordo com o Inmetro, na cidade são 10,2 km/l, passando para 12,1 km/l na estrada. Sempre com gasolina, pois o motor não é flex.

Equipamentos

Ao menos na lista de itens de série, o Honda ZR-V não decepciona. Ele traz sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisor interno eletrocrômico, ar-condicionado digital dual-zone, painel parcialmente digital de 7”, carregador de celular por indução, teto-solar elétrico, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e central multimídia de 9” com 8 alto-falantes.

Honda ZR-V Touring [divulgação]
Honda ZR-V Touring [divulgação]

Também podemos citar assistente de partida em rampas, 8 airbags, assistente de descida, câmera de ré, sensor de pressão dos pneus, sensor de fadiga, câmera para monitoramento de ponto cego no lado direito, piloto automático adaptativo com função Stop And Go, sistema de permanência em faixa com centralização automática, farol alto automático, iluminação full LED (dianteira e traseira), sensores crepuscular e de chuva, e chave presencial com partida remota.

Contudo, fica devendo equipamentos como abertura elétrica do porta-malas (o HR-V Touring possui), saídas de ar traseiras, banco elétrico para o passageiro, teto-solar elétrico panorâmico, painel totalmente digital, rebatimento elétrico dos retrovisores e uma central multimídia com sistema mais moderno.

Preço e posicionamento de mercado

A montadora de origem japonesa escolheu um preço bem elevado para o Honda ZR-V, ficando pouco competitivo no mercado. Vendido somente na versão Touring 2.0 CVT por R$ 214.500, ele só pode ficar mais caro com as pinturas. A única gratuita é a sólida Vermelho Adrenalina, enquanto a Branco Topázio Perolizado custa R$ 2.300.

Já as outras adicionam R$ 2.000. São elas: Azul Aurora, Preto Cristal e Cinza Titanium (perolizadas), Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas). O problema é que nesse preço elevado e sem motor moderno, ele não fica muito atraente perto dos rivais.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [divulgação]
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [divulgação]
GWM Haval H6 Premium Hybrid [divulgação]
GWM Haval H6 Premium Hybrid [divulgação]
Volkswagen Taos Highline [divulgação]
Volkswagen Taos Highline [divulgação]
Jeep Compass Limited T270 [divulgação]
Jeep Compass Limited T270 [divulgação]

O Toyota Corolla Cross XRX Hybrid parte de R$ 210.990, enquanto o GWM Haval H6 Premium, também híbrido, começa em R$ 214.000. Na Volkswagen, o Taos Highline turbo é vendido por R$ 212.480. No caso da Jeep, um Compass custa pelo menos R$ 215.890 na versão Limited turbo flex.

Versões e preços do Honda ZR-V 2024

– Touring 2.0 CVT: R$ 214.500.

Honda ZR-V Touring [divulgação]
Honda ZR-V Touring [divulgação]

Matéria: Renan Melo.

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