Já acostumado com as quatro argolas, Marcos Souza teve muito trabalho na modificação de uma Audi 80 vermelha para uma S2. Seu filho Tola, também habituado com modelos da marca, incentivou-o em concretizar seu sonho de ter uma Audi de 5 cilindros. E então, um amigo seu, da Bahia, queria presentear o filho, e nisso foi-se a 80 para o Nordeste e veio a S2.
Mesmo precisando de muito carinho e atenção, com a ajuda de seu filho Tola, iniciaram a saga em família para retornar a S2 aos seus dias de glória.
A cor preta deu lugar a um mesmo tom de azul de quando foi lançada, que nunca veio para o Brasil. Sendo assim, é o único exemplar de S2 nessa cor. Pronto! Cor escolhida, era hora de desmontar o carro, o que custou duas vagas (e muita paciência de sua esposa), uma para a Audi e outra para as peças da mesma.
Nisso, o motor foi tirado para uma revisão total, pois mesmo já tendo vindo forjado, estava parado há muito tempo. Seu filho revisou tudo e começou então a montagem e pintura dos periféricos, pintando e limpando o que fosse necessário. O cofre foi pintado de preto e a tampa do cabeçote de vermelho. As tampas das bobinas, do R8, foram abertas para dar uma aparência diferenciada e melhorar o resfriamento delas.
A turbina foi trocada por uma ZR, foram colocados bicos Dalton 100, o radiador foi refeito para um de maior capacidade (pois o original poderia não suportar a linha de combustível, feita pelo próprio Marcos), feito de um catch tank de 4 litros com duas bombas Dynamicas Full 15 bar cada. Foram trocados os lubrificantes do câmbio e do diferencial.
Problemas com a pintura, a S2 foi para outro local e teve sua pintura refeita. Após essa etapa, foi feito todo o acabamento interno, colocação de manta em todo o carro (inclusive nas portas, trocado todo o tratamento acústico) e feita a lavagem (em casa) do carpete.
Com muitas partes de acabamento em falta, começa a caçada por um doador. O destino quis que seu filho encontrasse um especial, pois ela tinha até os bancos de RS2! A emoção foi tanta, que o impulsionou a fazer todo o interior de couro.
Após mais de um ano e meio de projeto, ele estava indeciso quanto às rodas. Comprou as Avus R18 e pneus novos, mas não ficou satisfeito. Segundo ele, ‘’projeto é sorte’’, e nisso surgiu a oportunidade das rodas CUP 1, da RS2; e então seu sonho foi tomando forma.
Além disso, foram acrescentados: aerofólio, lanterna traseira inteiriça, capas de farol-de-milha Hella. Com exceção dos para-choques, sua S2 tem tudo de uma RS2 (coletor, bancos, rodas, motor, aerofólio).
Essa S2 tem um motor 2.2 litros de 20 válvulas com 5 cilindros em linha, turbo e overboost, (com 230 cavalos de potência originais, que agora são em cerca de 400), tração permanente nas 4 rodas (receita de sucesso da Audi nas provas de rally) e câmbio manual de 6 velocidades. Não bastasse tanta robustez em um conjunto motriz, ela ainda tem bielas forjadas SPA, pistões Iapel, Fuel Tech 500 e escapamento de 3 polegadas feito de aço inox, do começo ao fim. O resultado é essa obra de arte das fotos, que com o apoio de filho e esposa tornou o processo muito mais divertido.
Texto: Victor Dertassoli
Fotos: Gabriel Guedes e Maurício Garcia