Começo a escrever essas palavras refletindo o quão especial é esta matéria, que deixei propositalmente para ser a última do ano de 2020. Um ano conturbado em todo planeta, que nos fez aprender muito e destacar o que fazemos de melhor, com todo o coração, como a paixão que colocamos em cada uma das matérias que passaram por aqui.
Essa paixão é a mesma que moveu Carroll Shelby em seu sonho de criar um carro que levasse seu nome, a mesma paixão fez a história se repetir muitos anos depois em terras tupiniquins na criação do carro das fotos acima. A Alma Automotiva de um pai e seus dois filhos motivaram a compra da carcaça que viria a se tornar essa obra de arte sobre rodas.
Quando fui convidado a conhecer o carro não fazia ideia da história tão incrível que estava por vir, cada detalhe do carro foi pensado pela família e colocado em prática de forma exímia. O visual do carro mostra para o que ele foi criado, uma sensação visceral, pura sinfonia para os sentidos de quem esta dentro e fora, o motor de oito cilindros escolhido para equipar a máquina ronca de forma maravilhosa, sem falar que rendeu algumas marcas no chão.
A história é muito rica e longa para falar nos 2200 caracteres dessa humilde postagem, mas espero que os textos e imagens passem um pouco do meu sentimento, do quão feliz fica quem tem Alma Automotiva em ver histórias como esta, uma paixão que esperamos que os filhos do Nélio passem para os seus filhos, pois tenho certeza que lá de cima, os antigos automobilistas estão felizes em saber que suas obras são levadas de geração em geração. E falando nos grandes automobilistas, convidei nosso arqueólogo @victao_dertassoli para escrever os próximos dois textos contando a história do Shelby Cobra.
London Calling
Fundada em Londres em 1901 pelos irmãos Weller, inicialmente sob o nome de Autocars and Acessories e depois, em 1907, chamada de Auto Carriers Ltd., cuja abreviação é AC Cars, a marca de automóveis inglesa produziu inicialmente veículos de três rodas voltados para comerciantes no transporte de seus produtos (o que se tornou um sucesso para o momento) e logo após, feitos para passageiros.
Em 1913 a AC produz seu primeiro carro de quatro rodas: o AC Light Car, com 10 cavalos de potência. Sua produção logo é interrompida devido ao início da Primeira Guerra Mundial, o que obriga a empresa a fabricar veículos militares.
Ao longo dos anos a marca teve diversas conquistas dentro e fora das pistas de corrida, especialmente nas décadas de 20 e 30, quando várias competições européias como o Rally de Monte Carlo colocavam à toda prova a resistência e confiança de veículos de diversas marcas, glorificando pilotos em seus recordes e descobertas, a exemplo da Sra. Mildred Mary Petre, que em 1926 pilotou um AC Six por 2.700 quilômetros, chegando em 6º lugar.
A Segunda Guerra Mundial novamente faz a AC Cars interromper a fabricação de seus carros e voltar sua produção para indústria bélica. Ao final do conflito, a empresa assina contrato com o governo britânico para produção de carros de baixo custo com apenas um assento, chamados de ”invalid carriages” – designação para veículos feitos para pessoas com deficiência. Isso mostra a grande capacidade de adaptação e sobrevivência de uma empresa.
Em 1953, lançam o AC Ace, carro revolucionário para sua época, por apresentar um design diferenciado e chassi tubular, conquistando excelente reputação por parte de entusiastas e proprietários, pois se saía muito bem desde o uso convencional para o dia-a-dia e até nas corridas. No ano seguinte, era lançado o AC Aceca, coupé feito sobre a base do Ace.
Esse ícone da marca inglesa serviu de base para criação de outro marco do automóvel mundial: o lendário Cobra.
Nascido no Texas em 1923, Carroll Shelby teve desde a juventude sua vocação firme a um propósito: pilotar e construir um carro com seu nome.
Alguns anos após as condições adversas da Segunda Guerra Mundial, pilotou em diversos campeonatos estaduais e nacionais, chegando até Le Mans, em 1959, quando conquistou o memorável título dessa almejada e tradicional categoria do automobilismo mundial.
Por questões de saúde, encerrou sua carreira de piloto em 1960 e, em 1962, fundou a Shelby-American, iniciando o seu sonho em construir carros de performance.
Usando o chassi e carroceira do AC Ace como base e unido a um motor Ford V8, Carroll originou um ícone das pistas, vencedor de provas e títulos, fazendo assim, uma forte concorrência com a rival Corvette.
Essa paixão que guiou Carroll por toda a vida também é a mesma do Sr. Nélio de Oliveira da Silva, que construiu com suas próprias mãos, muita garra, suor e determinação essa incrível réplica do Cobra americano.
O modelo desta matéria tem em seu cofre o grande bloco V8 do Ford Galaxie, com 4.7 litros e 16 válvulas, capaz de gerar 193 cavalos de potência, acessíveis pelo câmbio manual de 5 marchas vindo da Ford Ranger.
Motorista e passageiro ficam a poucos centímetros das rodas traseiras, responsáveis por despejar no asfalto 37 Kgfm de torque, algo insano para um carro de 1035 quilos. E te garanto, que essa proximidade do eixo traseiro durante uma arrancada é algo surpreendente.
Seus 4,11 metros de comprimento e apenas 1,27 metros de altura, se traduzem em um carro de proporções fortes e harmoniosas; afinal, com 1,78 metros de largura em sua dianteira e 1,90 metros de largura em sua traseira, a diferença de medidas traz sua robustez característica e acomoda os pneus traseiros 255/60/15 e dianteiros 215/65/15, todos com rodas aro 15.
Com Alma Automotiva de sobra, Sr. Nélio provou que todo sonho é possível de se realizar, mesmo que esse seja criar um Cobra dentro da garagem.
Texto: Maurício Garcia e Victor Dertassoli e Foto: Maurício Garcia
Agradecimentos: Nélio Oliveira, Carlos Silva, Bruno Silva e Victor Dertassoli