Em uma realidade recente, o Pulse foi responsável por inaugurar o retorno da marca Abarth no Brasil. A divisão de esportivos da Fiat agora lança mais um SUV apimentado em nosso mercado, o Fastback Abarth. A receita é basicamente a mesma do irmão menor, mas entregando mais espaço interno e capacidade no porta-malas.
Esportivo de verdade ou não?
Por que não começar falando logo do principal? O destaque no Fastback Abarth são as mudanças mecânicas que o modelo recebeu. Assim como na versão Limited Edition Powered By Abarth, o motor é o já conhecido 1.3 T270 (referente ao torque de 270 newton-metros).
Ele rende potência máxima de 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina, aos 5.750 rpm. Já o torque é de 27,5 kgfm com qualquer combustível e está disponível em apenas 1.750 rpm. A transmissão também é a mesma automática convencional de 6 marchas.
Sendo assim, então o que mudou? A Abarth diz que a motorização e a transmissão foram recalibradas para entregar trocas de marcha mais rápidas e esportivas. Tecnicamente, muda também a direção mais direta e as rodas mais largas e mais leves com pneus aro 18 mais aderentes.
Mas não foi só isso que mudou. O sistema de exaustão ganhou escape duplo e um ronco mais esportivo. No caso da suspensão, a altura foi reduzida em 5 mm, enquanto as molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. O conjunto dianteiro de suspensão ainda conta com nova geometria.
Porém, essas alterações não fazem com que o Fastback da Abarth deixe de ter atributos de um crossover compacto, que é popularmente conhecido como SUV no Brasil. A altura livre em relação ao solo é de 18,7 cm (contra 19,2 cm do Limited Edition), com ângulo de entrada de 20° e ângulo de saída de 23°.
Modo Poison do Fastback Abarth
O modo esportivo do modelo é chamado de Poison, fazendo referência ao veneno do escorpião estampado no logotipo da Abarth. Quando acionado, ele entrega uma direção mais dura, vetorização dinâmica de torque (distribui o torque nas rodas durante as curvas), calibração mais esportiva do câmbio para reduzir o tempo de troca das marchas, e mais permissividade nos controles de tração e estabilidade.
Nessa versão mais apimentada existe também um layout exclusivo para o painel de instrumentos totalmente digital de 7”, que já equipava outras versões. Há informações de pressão do turbo, força G e potência já na tela principal.
Desempenho e consumo
Mesmo com 18 kg a mais, a montadora de origem italiana conseguiu com o Fastback esportivo, entregar o mesmo desempenho de 0 a 100 km/h obtido pelo Pulse esportivo. Isso quer dizer que ele realiza essa prova em somente 7,6s com etanol e 8s com gasolina.
Já a velocidade final, na verdade é melhor no SUV cupê. Abastecido com etanol ele alcança 220 km/h, e com gasolina, 219 km/h. O Pulse atinge 215 km/h e 214 km/h de velocidade máxima, respectivamente.
De acordo com os números informados pela marca, o consumo de combustível ainda é bom, considerando se tratar de um modelo com proposta esportiva. Na cidade são 7,2 km/l (E) e 10,3 km/l (G). Em percurso rodoviário as médias passam para 9,3 km/l (E) e 13,1 km/l (G).
Design muda, mas não muito
No caso do Pulse Abarth, podemos notar um para-choque dianteiro diferente das outras versões do modelo, pois carrega a identidade visual do Fastback. Justamente por esse motivo, no Abarth Fastback as diferenças não são tão grandes em relação as suas versões convencionais.
Na dianteira a linha mais baixa do para-choque recebeu acabamento em vermelho, enquanto a linha superior, acima dos faróis full LED, é revestida em fibra de carbono. Há ainda o logo Abarth na grade. Na lateral o destaque fica por conta de novas rodas com desenho esportivo e contorno vermelho.
Entre o capô e o retrovisor encontramos ainda um emblema da marca Abarth. Certamente uma das mudanças mais perceptíveis fica no acabamento das caixas de roda. Antes em um grande plástico preto, agora todo o envolto do carro é pintado na cor da carroceria, com somente uma faixa bem fina de plástico na região mais inferior.
Na traseira o para-choque tem desenho mais esportivo e ostenta saída dupla de escapamento. O aerofólio, em black piano, é uma exclusividade dessa versão mais agressiva. O logotipo da Fiat é substituído pelo da Abarth, e o teto é sempre pintado em black piano, assim como os retrovisores.
Interior
Por dentro ele não muda tanto. No caso do Pulse Abarth a maior diferença é a respeito do console central elevado com freio de estacionamento eletrônico. Mas como o Fiat Fastback já tem isso em todas as versões, nada muda nessa questão.
As mudanças então ficam por conta dos acabamentos pintados em vermelho, como as costuras do banco, painel dianteiro e apoio de braço (incluindo o das portas). Um friso vermelho posicionado abaixo da multimídia interliga as duas saídas de ar laterais.
O volante tem o logotipo da Abarth e acabamentos vermelhos, enquanto o painel ganha revestimento imitando fibra de carbono e um badge com a inscrição Abarth. Um adesivo na soleira das portas tem a frase “Pick your poison”, que significa “Escolha o seu veneno”.
Preço e posicionamento de mercado
O Fastback Abarth 1.3 turbo automático começa a ser vendido por R$ 159.990. Isso significa que são exatamente R$ 10.000 a mais que o Pulse Abarth, mas somente R$ 5.500 a mais que a versão Limited Edition Powered By Abarth do Fiat Fastback.
Como a Volkswagen está demorando muito para lançar o Nivus GTS com motor 1.4 turbo, a dupla de SUVs da Abarth não tem nenhum concorrente direto. Sendo assim, se aproximam um pouco do VW Polo GTS em questão de posicionamento de mercado, mas em categorias diferentes. O hatchback alemão custa R$ 149.990.
Somente 4 cores estão disponíveis para o Fastback nessa versão. São elas: Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Vulcano e Vermelho Montecarlo.
Versões e preços do Fiat Fastback 2024
– 1.0 T200 CVT: R$ 121.990.
– Audace 1.0 T200 CVT: R$ 138.990.
– Impetus 1.0 T200 CVT: R$ 150.990.
– Limited Edition Powered By Abarth 1.3 T270 AT6: R$ 154.490.
– Fastback Abarth 1.3 T270 AT6: R$ 159.990.
Matéria: Renan Melo.