Sucesso entre os sedans médios, o Monza, prestes a se aposentar em meados dos anos 90, precisava de um substituto de peso.
Foi então que veio o Vectra A, primeira geração desse sedan europeu, dando sequência a uma trajetória vitoriosa que foi consagrada pelo seu sucessor, o Vectra B, desembarcado aqui um ano após seu lançamento no velho continente, onde era fabricado pela Opel, divisão alemã da GM, que aqui foi feito pela nossa querida Chevrolet.
Afinal, ter várias empresas sob seu comando tem suas vantagens, e a General Motors trabalhou isso com maestria nesse caso. Foi produzido também pela inglesa Vauxhall e pela australiana Holden.
O resultado de tanto projeto foi um automóvel que de início já chamava a atenção pelo seu design com linhas mais suaves e ótima aerodinâmica, com detalhe para seus retrovisores que se integravam com as linhas do capô, uma marca registrada desse modelo.
No trajeto rotineiro de milhares de brasileiros que tiveram e/ou tem um Vectra dessa geração em sua garagem, houve um ponto fora da curva. E justamente este é o que temos o prazer em apresentar a vocês.
Ao contrário de vários modelos da Chevrolet que aqui no Brasil ostentam o símbolo da Opel apenas como uma alusão à marca, este aqui é legítimo. E toda essa raridade vai muito além do símbolo.
Graças ao nosso amigo Alan Brito, fomos a Guararema conhecer este raro alemão de 1996, que traz diversas peculiaridades.
Diferente das motorizações 2.0 e 2.2 que tivemos no Vectra brasileiro, na Europa ele teve uma gama mais diversa de motores e, no caso deste exemplar, é um Ecotec 1.6 de 16 válvulas, que gera 100 cavalos de potência com câmbio automático de 4 velocidades, proporcionando ainda assim ótima dinâmica.
Em seu interior, com ótimo acabamento e dois air bags, nota-se que era uma das versões mais simples no mercado europeu, visto que seus vidros traseiros são manuais, sendo elétricos somente os dianteiros.
Ainda dentro dele, outras especialidades: estofamento que mescla o preto com o azul, botão de modo inverno (a não ser que você, caro(a) leitor(a), more em Urubici-SC ou alguma cidade com clima parecido, não será necessária essa função) ao lado câmbio e o manual Haynes, esse último sendo um curioso e divertido achado, sinal de que o feliz proprietário realmente preza por conhecer seu carro nos mínimos detalhes.
Freio a disco nas 4 rodas e para-barros nos para-lamas traseiros são mais outros sinais de que este é um Vectra muito fora da nossa curva tupiniquim.
Como fã da marca, realmente foi pra lá de especial ter conhecido essa raridade de perto.
Texto: Victor Dertassoli
Fotos: Maurício Garcia
Agradecimentos: Alan Brito