Fora da curva

Um Raio Entre As Gravatas

Sucesso entre os sedans médios, o Monza, prestes a se aposentar em meados dos anos 90, precisava de um substituto de peso.

Foi então que veio o Vectra A, primeira geração desse sedan europeu, dando sequência a uma trajetória vitoriosa que foi consagrada pelo seu sucessor, o Vectra B, desembarcado aqui um ano após seu lançamento no velho continente, onde era fabricado pela Opel, divisão alemã da GM, que aqui foi feito pela nossa querida Chevrolet.

Foto: Maurício Garcia

Afinal, ter várias empresas sob seu comando tem suas vantagens, e a General Motors trabalhou isso com maestria nesse caso. Foi produzido também pela inglesa Vauxhall e pela australiana Holden.

O resultado de tanto projeto foi um automóvel que de início já chamava a atenção pelo seu design com linhas mais suaves e ótima aerodinâmica, com detalhe para seus retrovisores que se integravam com as linhas do capô, uma marca registrada desse modelo.

Foto: Maurício Garcia

No trajeto rotineiro de milhares de brasileiros que tiveram e/ou tem um Vectra dessa geração em sua garagem, houve um ponto fora da curva. E justamente este é o que temos o prazer em apresentar a vocês.

Ao contrário de vários modelos da Chevrolet que aqui no Brasil ostentam o símbolo da Opel apenas como uma alusão à marca, este aqui é legítimo. E toda essa raridade vai muito além do símbolo.

Graças ao nosso amigo Alan Brito, fomos a Guararema conhecer este raro alemão de 1996, que traz diversas peculiaridades.

Foto: Maurício Garcia

Diferente das motorizações 2.0 e 2.2 que tivemos no Vectra brasileiro, na Europa ele teve uma gama mais diversa de motores e, no caso deste exemplar, é um Ecotec 1.6 de 16 válvulas, que gera 100 cavalos de potência com câmbio automático de 4 velocidades, proporcionando ainda assim ótima dinâmica.

Em seu interior, com ótimo acabamento e dois air bags, nota-se que era uma das versões mais simples no mercado europeu, visto que seus vidros traseiros são manuais, sendo elétricos somente os dianteiros.

Ainda dentro dele, outras especialidades: estofamento que mescla o preto com o azul, botão de modo inverno (a não ser que você, caro(a) leitor(a), more em Urubici-SC ou alguma cidade com clima parecido, não será necessária essa função) ao lado câmbio e o manual Haynes, esse último sendo um curioso e divertido achado, sinal de que o feliz proprietário realmente preza por conhecer seu carro nos mínimos detalhes.

Fotos: Maurício Garcia

Freio a disco nas 4 rodas e para-barros nos para-lamas traseiros são mais outros sinais de que este é um Vectra muito fora da nossa curva tupiniquim.

Como fã da marca, realmente foi pra lá de especial ter conhecido essa raridade de perto.

Texto: Victor Dertassoli

Fotos: Maurício Garcia

Agradecimentos: Alan Brito

Deixe um comentário