Fui convidado pelos nossos amigos da Comark Mercedes-Benz para conhecer o novo A45S, confesso que já fui animado por ser um grande fã dos Classe A quando ganham as três letras mágicas da AMG. O que eu não imaginava era tamanha maestria que encontraria no projeto do novo caçula dos esportivos alemães.
Por fora o “pequeno” abusa do visual “bad boy” com uma grade generosa com fortes linhas verticais, como manda o novo estilo visual da marca. Os faróis parecem te olhar de forma invocada, até com um certo ar de mal humor, imagine isto chegando em seu retrovisor em uma pista ou até mesmo em uma AutoBahn, parte da receita certa para você dar passagem. Em seu para-choque dianteiro integrado, as entradas de ar estão inseridas em uma grande gravata, um elemento que dá para imaginar o designer criando lá no estúdio e feliz pelo bom trabalho.
Visto de lado, o A45S tem linhas limpas e diretas, parecendo que foi feito para cortar o ar da melhor forma possível sem perder sua personalidade de um Hatch, a linha acima das maçanetas ligam os faróis com a lanterna traseira, o vinco na parte inferior das portas chega próximo a caixa de rodas traseira para retornar lá no para-choque traseiro, compondo assim a fatal habilidade dos Mercedes-Benz de serem conservadores a arrojados ao mesmo tempo. As rodas pretas compõem perfeitamente com os tons de cinza do carro, quebrado somente pelas grandes pinças de freio vermelhas, que estão ali para mostrar um pouco da sua real vocação.
A parte traseira pode ser a que você vai mais ver quando ele passar por você, as lanternas divididas entre tampa e carroceria fazem parte da nova personalidade da marca, a saia preta divide elegantemente o shape geral da área dos escapamentos, onde temos as 4 ponteiras pretas e os elementos aerodinâmicos, mais dicas de que estamos diante de um verdadeiro AMG.
Mas lá dentro a mistura é ainda mais forte, os elementos de esportividade são mesclados com o tradicional refino alemão de um Mercedes-Benz. Toques de elegância e acabamento impecável estão presentes em cada detalhes do pequeno AMG, as linha congruentes entre o painel e as portas são interrompidas por saídas de ar tão bem trabalhadas que fazem seu elemento guia central parecer que está flutuando em algumas fotos.
Os materiais casam em perfeita sintonia entre plásticos soft touch, plásticos com toque/aparência de aço escovado, couro e Alcântara convivendo em harmonia, unidos por costuras e detalhes em vermelho por todos os lados. Meu coração bate mais forte pelo volante, esqueça as bilhões de funções das partes prateadas e foque nos botões de diversão situados na parte inferior do circulo central, onde é escolhido todo o temperamento do carro. A ergonomia é excelente, as borboletas funcionais, tudo isso combina muito com a base achatada e a linha de centro vermelha presente na parte superior.
Mas chega de babar no que o projeto te proporciona visualmente e vamos entender o quanto o A45S pode chacoalhar o seus sentidos quando utilizada da maneira correta. Afinal estamos falando do 2.0 turbo mais potente já construído até hoje pela marca. São estúpidos 421 cavalos de potência e 51 Kgfm de torque para levar seus 1550Kg de 0 a 100 Km/h em apenas 3,9 segundos, sendo 0,3 mais rápido que um Porsche 911 Carrera 3.0, acho que temos um pequeno notável, não?
Tal desenvoltura tem como aliado um câmbio automatizado de 8 marchas e uma tração integral sob demanda, um carro ideal para circuitos curtos, cheios de curvas, digo isso pois nessa altura já da para entender a vocação de pista com a qual o A45S nasceu. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 270Km/h, enquanto para parar o foguetinho as pinças dianteiras contam com seis pistões cada e discos flutuantes, buscando o melhor desempenho para competições.
Em medidas o Mercedes-Benz está na casa de um Hach médio, com 4445mm de comprimento, 2729mm de distância entre eixos, 1850mm de largura e 1412mm de altura. Seu porta malas 370 litros não é o maior, mas pode ser uma boa desculpa para você voltar seja lá onde for para buscar mais coisas, afinal, quanto mais tempo você passar dentro de um carro com tanta Alma Automotiva, mais sorrisos no rosto garanto que você terá, principalmente se você utilizar o modo Race. O A45S também conta com um modo Drift e um Lauch Control de fazer bonito aos olhos e ouvidos.
Texto e Fotos: Maurício Garcia
Meus agradecimentos especiais aos amigos da Comark Mercedes e Comark Private que possibilitaram conhecer o bólido.
Simplesmente incrível!! Sinto falta de hatches esportivos como esse. As marcas bem que poderiam investir mais nesse seguimento. Eu ia adorar 🥰🚗